10 tendências de logo de 2021 para o seu evento
Todo começo de ano dá aquela vontade de mudar e criar coisas novas, não é mesmo? 2021 com toda certeza será um ano de muita reinvenção e novas tecnologias surgindo, muitas marcas aproveitaram desse período para criar novos designs para os seus logos e inovar no visual das suas marcas. Já falamos aqui sobre a importância de criar uma identidade de marca, mas agora vamos mais fundo no elemento LOGO.
Quem organiza eventos sabe o quão difícil é criar um logo. Desde ter a ideia, incluir referencias para o tipo de evento e até mesmo a decisão do nome. Mas mesmo tendo todo cuidado com essas características, o logo ainda pode sair como cara de velho ou ultrapassado.
Para que isso não aconteça com você, trouxemos as maiores tendências de design de logos de 2021 para você aplicar nas suas próximas criações e realmente lançar algo moderno.
1. Gradiente
Se antes o gradiente era evitado, muito pela falta de avanço tecnológico nas impressões em grande escala que não conseguiam a mesma qualidade do digital, agora já virou comum no nosso cotidiano ver grandes marcas apostando nesse conceito.
Existem algumas variedades que você pode testar na criação de um logo gradiente, como indo de uma tonalidade para outra ou até mesmo pegando cores opostas. Minha aposta de cores gradiente para 2021? NEON.
2. Sobreposição
O conceito de sobreposição consiste na mescla de elementos ou cores para a criação de um elemento novo no logo. Empresas que possuem no seu core a integração ou a união podem aplicar isso. Outra possibilidade é para os eventos de dupla ou quartetos, a sobreposição combinaria bem.
Outro exemplo que eu posso deixar aqui de 2019/2020 é a Mastercard, que aproveitou do conceito para mesclar suas cores clássicas (vermelho e laranja) criando uma cor nova, o que antes era apenas um cruzamento.
3. Espaço branco (negativo)
O que antes era apenas um vazio agora se tornou uma forma que muda o conceito do logo. Normalmente utilizado entre as letras ou no ícone, esse espaço negativo está chegando com força para 2021. Ele consegue tornar o logo mais divertido mas sem tirar a seriedade.
Mais alguém demorou muito para entender que o logo do Inmetro era um I com o N no negativo?
4. Vitral
Direto das igrejas e locais sagrados para o conceito de logo, o Vitral está crescendo como tendência e se modernizando na versão digital. Mas calma, você não precisa realmente criar com logo com vidro, apenas utilizar o conceito de desenho 2D com pedaços coloridos.
Quanto mais complicado o desenho mais legal fica. Uma dica para os eventos de trail, pois estradas e montanhas e paisagens funcionam muito bem.
5. Personagens excêntricos
Quer algo mais divertido para o seu evento? Aposte em personagens! Mas não qualquer personagem, tente criar um personagem excêntrico, com características fora do comum e que fogem da realidade. Esse choque trás muita diversão pro logo e com certeza será bastante comentado.
Pode confiar, nada é mais divertido pra uma marca que um personagem engraçado.
6. Posicionamento desorganizado
Seu evento vai sair do tradicional? Utilize uma fonte ou elementos que também não sejam lineares. Claro, tudo com muito cuidado para não atrapalhar o entendimento, que é sempre o principal motivo da criação de uma marca.
Provavelmente a tendência mais “mordinha” que vamos trazer, mas ele pode ser aplicado em eventos que vão conter subida de escadas ou que possuem um percurso bem marcante, utilize a rota para criar o logo.
7. Texto destruído
Desconstrução e a ausência de partes também estão compondo lindos logos e será uma grande tendência para 2021. O conceito aqui é deixar o vazio preencher certos espaços, além de criar um estética pro texto mais moderna e desconstruída.
Muito válido para eventos que possuem no conceito a construção de algo ou que quer enaltecer o texto. Importante manter a atenção para as aplicações pois este tipo de logo pode não funcionar em todos os tamanhos.
8. Simplificação
Talvez o conceito que está mais sendo adotado por marcas que estão passando por uma reformulação no logo é a simplificação dos elementos. Remover o que não é importante e manter apenas o que é necessário para a identificação da marca. Cores e ícones ficam, elementos gráficos saem.
Já tem um evento e quer dar uma repaginada nele para 2021? Em vez de incluir mais elementos tente remover os excessos, isso vai amplificar o impacto dela visualmente e também deixar a identificação mais fácil.
9. Linhas finas
Quer passar mais elegância no logo do seu evento? As linhas finas tem esse poder! Simplicidade aqui é levada á um outro nível quando você deixa os detalhes do logo em linhas finas, inclusive a fonte mais fina também já muda completamente a estética.
Eventos que tem como público a classe A/B e querem passar um conceito mais premium de experiência podem aproveitar desse conceito, como eventos de Yoga.
10. Perspectiva
Essa técnica de representação tridimensional aplicada em algum elemento do logo dá a sensação de profundidade e imersão, que pode complementar ou transmitir essa sensação para a marca. Tá muito em tendência por ser fácil a criação ter um impacto visual muito forte.
Se está planejando algum evento de montanha ou até mesmo natação (profundidade) essa técnica pode dar o completo que falta para o seu logo.
Aplicações
Depois da criação do logo, vem as aplicações dele nas suas comunicações, redes sociais, materiais de divulgação e até nas estruturas do evento. Aqui vão algumas dicas que você precisa se atentar ainda na criação do logo sobre a aplicação:
- Teste sempre seu logo nas versões branco e preto, assim em locais mais escuros e mais claros você vai garantir a visualização;
- Faça um teste com aplicações bem pequenas, assim você consegue saber quanto pode reduzir sem perder a leitura;
- Crie um manual com regras da aplicação do seu logo, se ele pode ser usado na vertical, se pode incluir algum texto em volta, qual espaçamento dele para outros elementos e etc.;
- Evite alterar o seu logo conforme a aplicação, ele não pode ficar pela metade ou cortado dependendo do espaço. Só assim você garantir a identificação da marca sempre;
- Decida os locais que seu logo fica melhor aplicado, como cantos ou centro das imagens.
Quer uma dica especifica para a sua marca? Comenta aqui seu desafio que vamos encontrar a tendência que pode trazer algumas ideias!