Podcast, o seu próximo formato de conteúdo
O podcast vem se tornando um dos formatos preferidos de informação e entretenimento.
Cresce a cada dia a quantidade de produtores de conteúdos que antes se dedicavam a fazer vídeos e matérias e hoje estão migraram para o podcast. Tal mudança está ocorrendo por 2 fatores: as pessoas Ouvem e é algo fácil de se produzir!
Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado por meio um arquivo baixado ou streaming (transmissão ao vivo por meio da internet), que pode ser acessado a qualquer momento.
Cada episódio tem uma média de tempo que varia de acordo com o formato, o assunto ou a quantidade de pessoas que estão participando da gravação.
Segundo um artigo do Blubrry, comunidade e diretório de podcasts, o Brasil teve um significativo crescimento no número de downloads nos últimos anos, saindo do 13º para o 2º lugar no ranking mundial dos países que mais consomem a mídia, com mais de 50 milhões de downloads.
Os assuntos tratados nos podcasts são os mais variados possíveis, e essa ferramenta pode ser explorada inclusiva no mercado de eventos.
Por que não aproveitar a oportunidade e criar um canal de comunicação com seus participantes explorando uma mídia pouco usada pelos organizadores de evento?
Mas o que abordar em seu podcast?
Debates, entrevistas, conversas informais, documentário, narração, são inúmeras as opções de formato para seu conteúdo em podcast.
Você pode falar sobre o seu evento, conversar com atletas do seu Nicho, informar novidades do mercado esportivo, entre outros, o objetivo pode ser tanto entreter, quanto estabelecer de fato uma conexão pessoal de confiança com o seu participante
Como começar?
Separamos para você, organizador, 5 passos para você começar a criar conteúdo e aproveitar a tendência dos podcasts:
1 – Defina o objetivo e escolha um bom nome
Determine o propósito do seu podcast com o objetivo claro que deseja alcançar, depois disso defina o público alvo que você quer atingir com o objetivo de determinar a forma de se comunicar com ele.
Após ter isso definido, realize um brainstorming com possíveis escolhas de nome para seu podcast, de forma que o nome transpareça a identidade do seu conteúdo.
2 – Prepare o conteúdo
Independente do formato do seu podcast, o conteúdo deve ser preparado antes da gravação. Busque referências e crie roteiros para lhe orientar durante a gravação.
Se optar por conversas informais e entrevistas, planeje e alinhe com os convidados os tópicos e assuntos a serem abordados de forma que o podcast tenha bem definido um começo, meio e fim.
3 – Gravar
A tecnologia não precisa ser um obstáculo para começar a gravar um podcast. Invista em um microfone que capte com clareza a voz e lembre-se de estar em ambientes mais silenciosos para evitar ruidos externos.
Se você está gravando pelo computador, o programa Audacity é uma ótima opção gratuita para armazenar seus áudios, mas se for utilizar dispositivos móveis, use o gravador de áudio do seu próprio aparelho
4 – Editar
Depois de produzir o material bruto e ter tudo gravado, o objetivo agora é editar o seu material, você pode utilizar alguns programas para isso, entre eles está o próprio Audacity ou o GarageBand.
Durante a edição você pode filtrar o material, recortar interrupções e momentos da gravação que você não julga interessante para o projeto final, colocar efeitos para diminuir o ruído, introduzir uma vinheta que represente sua identidade no podcast e por fim, deixar a versão final com o que você exatamente quer que chegue ao seu ouvinte.
5 – Postar
Agora que você já tem o seu material pronto, basta escolher onde vai deixá-lo disponível ao público.
Entre os melhores sites e aplicativos para você conseguir fazer upload do seu material indicamos o Soundclound, sua popularidade no mundo do áudio passa segurança aos usuários. A plataforma possui planos gratuitos e premiums para o armazenamento do seu podcast.
6 – Promover
Agora que você já tem o seu podcast no ar com tudo que é necessário, já pode começar a divulgá-lo onde seus ouvintes estão.
A maioria está conectada redes sociais, por isso a divulgação por lá é fundamental. Outra alternativa é enviar um e-mail para a sua lista de contatos informando a existência de seu material e chamando-os para ouvir o conteúdo.
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