10 livros que todo empreendedor precisa ler
Está começando o seu próprio negócio? Fizemos essa lista de livros incríveis para te ajudar e dar ideias de sucesso nessa aventura que é ser empreendedor.
Nada consegue substituir uma boa leitura, não é mesmo? Ter o livro em mãos (vale Kindle também) dá uma sensação de imersão e aventura, assim como começar um novo negócio.
Sabemos que não é fácil começar a empreender, mas trouxemos essa lista para ajudar os corajosos a buscar mais resultados, se relacionar melhor com seus clientes e parceiros e até manter um ambiente produtivo na empresa.
Confira a lista:
1. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas
por Dale Carnegie
Este livro é uma referência quando o assunto é o desenvolvimento das relações humanas, das habilidades sociais e da comunicação eficiente.
Com histórias fáceis de consumir, exemplos práticos e ótimos conselhos, esta é uma leitura prazerosa e fundamental para quem deseja criar bons vínculos, se tornar mais persuasivo, deixar uma marca positiva e inspirar os outros com energia e gentileza.
Link na Amazon.
Dica extra, o autor tem uma publicação que chama Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital, de 2020. Vale a leitura também!
2. A Startup Enxuta
por Eric Ries
A startup enxuta é um modelo de negócio que vem sendo amplamente discutido e trás uma proposta de mudar a maneira como as companhias idealizam seus produtos e serviços.
Pioneiro na implementação dessa abordagem, Eric Ries define startup como uma organização dedicada a criar algo novo sob condições incertas – e isso inclui tanto o jovem empreendedor que trabalha na garagem de casa quanto o profissional experiente em uma multinacional.
Link na Amazon.
O autor também é conhecido pelo título O estilo startup, de 2019.
3. O Lado Difícil das Situações Difíceis
por Ben Horowitz
Ben Horowitz, um empreendedor do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis – aqueles de que as faculdades de administração não tratam.
Horowitz, grande fã de rap, ilustra as lições empresariais com letras de suas músicas favoritas e fala a verdade nua e crua sobre os assuntos mais espinhosos, desde como demitir um amigo até saber o melhor momento para vender a empresa.
Link na Amazon.
4. O Teste da Mãe
por Rob Fitzpatrick
Como conversar com clientes e descobrir se sua ideia é boa, mesmo com todos mentindo para você? Este livro tem a resposta!
Conversar com clientes é um dos fundamentos do Customer Development e da Lean Startup. Todos nós sabemos que precisamos conversar com eles, mas parece que ninguém quer admitir que fazer isto é difícil.
Este livro vai mostrará o que há de errado com o jeito mais comum de conversar com clientes e como você pode fazer melhor. Prepare-se para ler um guia rápido e prático que vai fazer você poupar tempo e dinheiro.
Link na Amazon.
5. Liderança em Tempos de Crise
por Doris Kearns Goodwin
Liderança em tempos de crise é o resultado de cinco décadas de estudo sobre a história presidencial norte-americana.
A vencedora do Pulitzer Doris Kearns Goodwin escolheu quatro presidentes que analisou de forma mais atenta, Abraham Lincoln, Theodore Roosevelt, Franklin D. Roosevelt e Lyndon B. Johnson, para mostrar como eles reconheceram suas próprias qualidades de liderança e foram identificados como líderes pelos outros.
Link na Amazon.
6. Comece Pelo Porquê
por Simon Sinek
Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir
Por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande lealdade por parte de clientes e funcionários?
Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva: o porquê.
Link na Amazon.
7. Nascido Para Matar … De Rir
por Steve Martin
Provavelmente a única autobiografia dessa lista, mas que é sim um livro sobre resiliência, trabalho e conquistas. Martin, conhecido ator e comediante, conta como conseguiu ir de menor aprendiz na Disneyland para um cara engraçado que faz stand-up e todo o esforço necessário para alcançar o seu objetivo, ser ator de cinema.
Uma dica do Martin: a chave para o sucesso está no comprometimento com a excelência.
Link na Amazon.
8. A Fórmula do Lançamento
por Jeff Walker
A Product Launch Formula™ é um método de lançamento de produtos on-line que abrange as mais diversas áreas de negócios e marketing. Ao seguir os passos indicados neste livro por Jeff, será possível planejar um lançamento de forma eficaz, atraindo o público-alvo para seu produto e ganhando, provavelmente, muito dinheiro.
A fórmula de Jeff Walker já foi comprovada por vários de seus alunos, que lançaram produtos em mercados diversificados, desde o aconselhamento sentimental aos fundos de investimento mútuos, passando por aulas de guitarra.
Link na Amazon.
9. Nasci Para Isso
por Chris Guillebeau
Para quem vê de fora, uma pessoa que tem o emprego dos sonhos parece ter ganhado na loteria das profissões: com a sorte de fazer o que ama e ainda ganhar para isso!
Mas achar um trabalho bacana não é uma questão de sorte ou acaso, e este livro mostra que existe sim um método para se encontrar a atividade certa para cada um de nós.
Link na Amazon.
10. Escolha Você.
por James Altucher
Transforme-se em Uma Máquina de Ideias, Aprenda a Resolver
O mundo está mudando. Economias entraram em colapso. Empregos desapareceram. As indústrias estão se reestruturando e alterando seus modelos de negócios. Ninguém mais virá contratá-lo, ajudá-lo, guiá-lo. Depende apenas de você escolher a pessoa mais importante da sua vida: você!
Com extremo bom humor e sagacidade, James compartilha hábitos e ideias que o ajudaram a se reerguer da última vez em que perdeu tudo o que tinha (e que agora o estão ajudando a se manter em pé).
Link na Amazon.
Extra. Algumas opções de livros ainda não traduzidos
1. Crawl, Walk, Run: Advancing Analytics Maturity with Google Marketing Platform
por Michael Loban e Alex Yastrebenetsky
2. Courage to Lose Sight of Shore: How to Partner with Private Equity to Grow Your Business with Confidence
por Kelley W. Powell
3. A CEO Only Does Three Things: Finding Your Focus in the C-Suite
por Trey Taylor
4. Get Rooted!: Growing People and Companies Through Change
por Stacy Henry
5. Solving the People Problem: Essential Skills You Need to Lead and Succeed in Today’s Workplace
por Brett M. Cooper e Evans Kerrigan
Quer receber as novidades do Ticket Sports em primeira mão? Cadastre-se clicando aqui.