5 métricas essenciais para o seu evento
Todo organizador sabe que o seu trabalho vai muito além de planejar e organizar um evento do começo ao fim.
Há também a necessidade de analisar e acompanhar métricas. Afinal, sem elas você não consegue saber qual estratégia está ou não funcionando.
Hoje trouxe aqui 5 métricas essenciais que você consegue analisar apenas olhando para números básicos.
Confira!
Visitantes da página
Para quem tem um site ou faz a gestão do evento através de uma ticketeira precisa acompanhar quantas pessoas passam por ali diariamente.
Assim você começará a entender como funciona o funil de vendas.
Vamos supor que ao analisar a quantidade de visitantes da sua página ou site você descobre que diariamente 1.000 pessoas passam por ali.
Agora imagine que depois de 1 mês, mesmo com essas pessoas acessando a sua página você ainda não tenha vendido nenhuma inscrição. Algo está estranho, certo?
A partir dessa análise é possível traçar metas, entender a sazonalidade do seu evento e revisitar estratégias.
Taxa de conversão
Essa métrica está relacionada com a quantidade de pessoas que visitaram a sua página ou site, o famoso tráfego.
Ela também faz parte do funil de vendas e permite analisar se as visitas estão convertendo em inscrições.
Logo a sua fórmula é: TC = número de vendas / total de visitas
Vamos voltar para o exemplo dos 1.000 visitantes, mas agora a suposição é que desses 1.000 visitantes você tenha vendido 100 inscrições.
Logo, a sua taxa de conversão é 10%.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição é medida através dos visitantes que acessaram a sua página ou site e saíram em seguida.
Mesmo sendo uma métrica desagradável, é necessário acompanhá-la para obter informações sobre a eficácia dos calls to action (chamadas para a ação) e da mensagem que o seu evento está entregando.
Com o tempo será possível fazer um planejamento para reduzir a rejeição e possivelmente aumentar a conversão.
Ainda com o exemplo dos 1.000 visitantes e 100 conversões. Aqui a taxa de rejeição seria de 90%.
Ticket Médio
Métrica fundamental para entender o valor de cada cliente!
O Ticket médio é o valor médio das vendas de um determinado período e pode ser acompanhado mensalmente.
Ticket Médio = Faturamento do mês / Quantidade de vendas no mês
Vamos voltar para o exemplo das 100 conversões. Com elas você teve um faturamento de R$10.000. Logo, o seu ticket médio foi de R$100 naquele mês.
Se você vende inscrições com diferentes tipos de kit e preços, precisará acompanhar essa métrica de perto para entender se o seu ticket médio é alto ou baixo.
ROI (retorno sobre investimento)
Essa é a taxa de retorno das suas ações. Afinal, toda ação onde você investe um valor precisa trazer algum retorno, certo?
Se você faz campanhas através de mídia paga, influenciadores, mídia offline e etc precisará fazer uma continha fácil para entender se a ação valeu a pena.
Vamos supor que como um todo você tenha faturado R$ 10.000,00 com as inscrições e que R$ 2.000,00 tenham vindo de ações em mídia paga.
Para fazer essa ação você investiu R$200. Neste caso, o ROI seria:
ROI = (2.000 – 200)/200 x 100 = 900%
Ou seja, a cada R$1 investido, você recebe R$ 9,00 de lucro.
Só assim você consegue medir se os seus investimentos estão te dando lucro ou não.
Essas são métricas básicas e você pode começar olhando para elas hoje mesmo!
O melhor é que dentro do painel Ticket Agora você consegue acompanhá-las com relatórios completos e bem intuitivos.
Extra!
Aqui vai uma métrica extra e muito importante! O NPS.
O Net Promoter Score é uma métrica de satisfação do cliente criada para avaliar o grau de fidelidade em relação ao seu produto ou serviço.
Geralmente essa métrica é medida a partir de uma simples pergunta de satisfação que vai de 0 a 10 e separa as respostas em três: os promotores, os neutros e os detratores.
Promotores (nota 9 ou 10)
São os seus clientes leais, que enxergam o valor no seu evento e que vão indicar para outras pessoas.
Neutros (nota 7 ou 8)
São clientes satisfeitos, mas não leais. É muito provável que eles não indiquem o seu evento para outros.
Detratores (nota de 0 a 6)
São clientes insatisfeitos e que nunca voltarão a comprar com você e se possível compartilharão sua experiência negativa com amigos.
É importante avaliar o que os fez dar essa nota!
Cálculo
Agora que você já sabe quais são os tipos de clientes que essa métrica apresenta, é necessário entender como é feito o seu resultado:
% Clientes Promotores – % Clientes Detratores = NPS
Vamos supor que de 10 respostas, você teve 6 promotores (60%), 2 neutros (20%) e 2 detratores (20%).
O cálculo será feito usando apenas os promotores e detratores e excluirá os neutros:
NPS = 60% – 20% = 40%
O ideal é que você tenha um NPS cada vez mais alto, afinal clientes satisfeitos vão sempre falar bem de você.
Não deixe de entender os detratores, os feedbacks deles são sempre importantes!