3 ferramentas de gerenciamento de tarefas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Quando o mundo funcionava de forma 100% presencial, pouco se falava sobre as ferramentas de gerenciamento de tarefas.

Todo mundo se via diariamente e para resolver alguma pendência era só puxar o colega e perguntar qual o status do projeto.

Era fácil, informal e rápido!

Mas quando o mundo se tornou virtual – e depois híbrido – o acompanhamento de projetos e a organização da rotina entre equipes ficou um pouco complicada.

Isso porque parece que cada dia surge uma nova planilha compartilhada e muitas vezes acompanhar tudo remotamente parece nos esgotar mentalmente.

Mas existe uma solução (ou quase isso).

Aqui no Ticket Sports nós usamos algumas ferramentas que nos permitem uma comunicação sem ruídos.

Hoje apresento aqui as gratuitas que podem ajudar na organização da sua equipe.

Trello

O Trello é um dos queridinhos principalmente do time de marketing.

Com ele, é possível criar quadros e tarefas com etiquetas que indicam o status de cada projeto.

É quase como se você pegasse os seus post-its coloridos e os enviasse para o meio digital.

A versão gratuita dele é bem completa e é possível manter uma organização compartilhada com todo o time, adicionando membros para cada job e atribuindo tarefas a eles.

Dica! Experimente criar fluxos de atividades, transferindo projetos concluídos de uma lista para outra.

Se planejar fica bem mais fácil usando o Trello.

Teams

O Teams é a ferramenta de comunicação da Microsoft.

Segundo a empresa, ele é recomendado para os times que precisam de soluções remotas simples. E de fato é isso!

O diferencial do aplicativo é conseguir criar grupos e organizar assuntos diversos por sessões.

Os arquivos compartilhados ficam armazenados de forma segura e é possível pesquisar tópicos antigos em poucos cliques. Tudo está lá!

Outro ponto positivo é poder agendar reuniões online com áudio e vídeo de alta qualidade com pessoas de dentro ou fora da empresa.

Vale a pena experimentar!

Se você está na dúvida, existe a versão gratuita da ferramenta e ela é bem completa:

Asana

A Asana funciona basicamente como um Trello, mas alguns detalhes a deixam mais visual.

Se você é uma dessas pessoas que gosta de enxergar os fluxos de um projeto ou personalizar tarefas, essa ferramenta é para você!

São 3 tipos de solução:

Asana lista

É possível organizar e atribuir tarefas onde as equipes visualizam imediatamente o que precisa ser feito e as datas de conclusão.

Asana cronograma

É possível visualizar como o trabalho se distribui ao longo do tempo e gerenciar tarefas.

Asana quadro

O mais parecido com o Trello.

Nessa opção a equipe consegue se concentrar com mais facilidade nas tarefas do momento. Defina cada estágio do trabalho para ver o que é importante e onde as coisas estão perdendo o dinamismo.

A ferramenta organiza todo o trabalho para que as equipes saibam o que deve ser feito, qual é a importância das atividades e a melhor maneira de as realizar.

Assim como as outras, a Asana também possui uma versão gratuita. Vale a pena conferir.

Você usa alguma ferramenta para organização da sua equipe? Conta pra gente qual!

Sobre o autor

Inscreva-se na nossa newsletter

    Inscreva-se na nossa newsletter

      Participe da nossa comunidade

      Outros conteúdos