Branding em eventos esportivos – como fazer?

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Vez ou outra nós esbarramos em eventos com dificuldades para criar uma identidade. Isso acontece porque muitos organizadores esquecem de ‘’dar cara’’ ao seu evento, eis então a importância do branding.

O que é branding?

É o processo de construção e gerenciamento de estratégias de uma marca com um planejamento de ações e também a criação de elementos de identidade visual, resultando em maior reconhecimento por parte dos consumidores.

Normalmente falamos de Branding para empresas, mas podemos usar em um produto/serviço se quisermos dar cara a ele.

Antes de continuar, queria que você respondesse mentalmente a uma pergunta bem inusitada.

Para você, qual imagem se chama “Bouba” e qual se chama “Kiki”?

Obrigado. Continue lendo para entender.

O grande objetivo do branding é criar sensações e emoções conscientes e inconscientes nos clientes, o que é fundamental para que optem pelo seu evento.

Antes, é importante entendermos o conceito de marca:

É a identidade de um negócio, ela representa a imagem que se quer passar para o público, por isso, é essencial a definição do posicionamento de negócio e vantagens sobre concorrência, bem como reconhecer seus pontos fracos.

A marca pode ser representada por um logotipo, identidade visual, slogan, sua história, atitudes, etc…

Trabalhar a sua marca é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Por que o branding é tão importante?

É através dele que a marca se fortalece junto ao público-alvo. 

Ele desenvolve uma personalidade para a marca, aproximando-a dos consumidores e fazendo com que o público se identifique com ela. 

Como desenvolver o branding?

Existem inúmeras maneiras. Trouxemos aqui o básico que pode servir como base, a ordem pode ser alterada e você também pode acrescer outras etapas ao processo.

Briefing

É a base do seu branding. 

É um documento que dá a noção do projeto, com informações e dados cruciais sobre o mercado,concorrentes, público, etc…
Serve como guia para o desenvolvimento da marca.

Brainstorming

Em português significa ‘’tempestade de ideias’’ e é uma técnica de dinâmica em grupo onde as pessoas podem extravasar toda sua criatividade com o intuito de encontrar soluções e propor ideias relacionadas a determinado assunto.

Construção da marca

Definição da identidade visual do seu evento, trabalhando as cores da marca, logotipo, tipografia e manual da marca e opa, lembrei que te devo uma explicação sobre a pergunta que te fiz.

Essa imagem faz parte de um estudo realizado desde 1929 em diversos lugares do mundo e em média 95% das pessoas respondem assim:

Bulba para a imagem da esquerda e Kiki para a imagem da direita.

Esse é o efeito bulbda-kiki, que mostra o quanto desenhos e formas estão ligados a experiência sensoriais.

Ou seja, garanta que a sua marca esteja transmitindo a emoção certa e que esteja de acordo com os valores da empresa.

Faça uma pesquisa pelo significado das cores para aplicar a que mais faz sentido na comunicação do seu evento.

Dica: divirta-se lendo o significado das cores predominantes de grandes marcas e refletindo se aquelas marcas te passaram a sensação pretendida pela galera que fez o Branding.

Posicionamento

Aqui você deve definir valores, personalidade, tom de voz nas mídias sociais (formal ou mais descontraído), canais de comunicação que representam melhor a personalidade do seu evento, conteúdo (escolha da mensagem que o seu evento quer passar).

Ação

Agora é hora de implementar seu branding.
Esse é o momento de definir suas ações, estratégias e criar conteúdos relacionados a sua marca.
É o momento de produzir peças com base em tudo que você definiu anteriormente e de começar a se comunicar com seu público.

Dica: 

Olhe para um evento de sucesso e faça o caminho inverso.

Tente identificar na marca, os momentos em que algumas decisões importantes de design e comportamento da marca foram tomadas. Entender os motivos daquele evento renomado ter aquela maneira de se comunicar irão te ajudar a construir um briefing mais completo e consequentemente, a fazer um branding melhor.

Um bom exemplo é a Maratona de Curitiba. Nesse evento, os organizadores várias vezes postam artes com pontos turísticos de fundo, valorizando a relação entre o evento e a cidade.

Além disso, o pessoal da Global Vita, que é o organizador do evento, também posta artes com um tom mais humorado, utilizando memes relacionados a cidade, como por exemplo nessa imagem onde as famosas capivaras de Curitiba ajudam a atingir um público mais jovem e descontraído.


Não é o que você vende mas como você vende!

Construir uma marca forte para o seu evento, e que se comunique bem com o público, é muito importante na Era da Experiência.
Tenha certeza de que o seu participante, mesmo sem perceber, irá ser impactado positivamente pelo seu branding, se ele for bem feito!

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