Análise: os 6 principais desafios da Abraceo
ABRACEO foi lançada oficialmente como a primeira associação nacional de organizadores de eventos esportivos.
A iniciativa já reúne empresas relevantes de diversas partes do Brasil e tem apoio irrestrito do Ticket Agora. Era necessária e foi impulsionada / acelerada pela crise do mercado.
Mas, além de já nascer importante, esta união já tem desafios complexos pela frente.
Afinal, quais pautas devem ser prioridade para os organizadores? Como deveria ser o modelo de governança de uma entidade nacional, com desafio de lidar com a dinâmica continental brasileira?
Méritos.
Antes dos desafios é importante ressaltar a coragem deste grupo de empresas que deu um passo à frente. Alguém sempre precisa dar o primeiro passo – e isso abre espaço para um monte de “engenheiro de obra pronta”. Não seja um. Colabore.
Portanto, aqui, falaremos do futuro da Abraceo.
A construção não interessa, já é uma realidade pronta e fortalecida pela qualidade dos membros e grande necessidade. É iniciativa que esse mercado precisava.
Os 6 desafios da Abraceo.
(Abra-céu, como é a pronuncia)
Listamos aqui os principais desafios que a nova associação irá enfrentar. Da nossa parte, vamos ajudar. E seria legal que você, organizador estivesse também nessa mesma luta.
Então vamos lá;
1) Definir poucas pautas. As mais importantes
Não vai dar pra cuidar de todos os problemas do segmento – que tem um montão de problemas – de uma só vez.
Será importante, e difícil pacas, definir a bola da vez. Foco é o que vai trazer resultados, menos quantidade de pautas e muita objetividade.
2) Exercer transparência
Os líderes da Abraceo tem um desafio diferente do habitual com suas empresas, onde são dirigentes. Prestar contas aos associados.
Será necessário exercício constante de transparência e governança clara. Tem que ser fácil saber o que acontece lá dentro (ao contrário do que normalmente acontece com empresas).
3) Sobreviver após a pandemia (o efeito concorrência)
Com a ausência dos eventos (no período atual) há mais de tempo e facilidade para cuidar de atividades paralelas. A associação dá trabalho. O lado bom é que já há um time dinâmico e heterogêneo.
Além disso, um dos testes pra Abraceo será intermediar disputas por datas, concorrência e o impacto da volta aos negócios.
4) Angariar massa de organizadores
Além dos custos de manutenção, a quantidade e qualidade de empresas associadas será também termômetro da relevância da Abraceo. É trabalho de corpo-a-corpo, muita conversa e, de novo, governança transparente com estatuto, regras e objetivos.
Nessa missão, contarão com ajuda do Ticket Agora.
5) Exercer impacto democrático
Como escolher o tal foco de trabalho? A agenda tem que buscar abrangência – e estudar quais dos os principais desafios do segmento de forma ampla e irrestrita.
Não vai ser possível resolver todos os problemas, é preciso desviar de questões muito especificas.
6) Ter relevância política
Talvez a parte mais importante e difícil é ganhar importância junto a ministério de esporte, secretarias e prefeituras (pelo menos de capitais). Além disso, é crucial ter parlamentares engajados – e influencia em órgãos reguladores como ECAD, PROCON e Ministério Público.
A Abraceo é, antes de tudo, um desafio politico de um mercado de 4 milhões de finishers – e grande importância para saúde pública.
A importância de se afiliar.
A responsabilidade pelo sucesso da Abraceo também é sua, ela é feita para o mercado. Se aproprie.
O segmento de eventos esportivos viveu muito tempo sem nenhuma representatividade, sem conexões e sem nenhuma proteção. O impacto do Covid poderia ter sido menor, por exemplo, com uma entidade forte brigando por direitos.
É hora de mudar esse cenário, apoiar e, em especial se engajar nos debates da associação. De quebra você soma na relevância de mercado.
É uma obrigação para quem pensa no futuro do próprio negócio.
NESTE LINK você tem todas as informações da inscrição – que tem um preço quase simbólico pela necessidade e importância.
Ticket Agora não faz parte da Abraceo. Mas faz muito parte.
Não somos organizadores de eventos e, por isso, não seremos parte da Abraceo. (É requisito).
Mesmo assim, somos muito entusiastas dessa iniciativa. É histórica.
Além disso, tem sentimento na jogada. As conversas sobre uma associação eram antigas, mas muito pouco abrangentes, pouco contundentes. Era quase um sonho.
O Ticket Agora foi a primeira empresa a unir organizadores, com conteúdo, com o primeiro TA Summit – que é um marco insuperável – com conversas constantes. A proposta sempre foi, e será, olhar para o ecossistema, para as possíveis conexões e juntar gente bacana. Temos nossa parte importante neste legado.
Nada teria acontecido sem esta galera corajosa e é deles o mérito e nossa admiração. O time da ABRACEO entendeu que cooperação é mais importante que concorrência. Participe dessa nova era!