Aprendizados após 8 anos de Sports Week

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E vamos para mais um ano de Sports Week, momento importante do mercado, um impulso de vendas e de caixa para os eventos participantes.

A primeira edição, em 2016, chamamos de Black Friday. Na verdade, fomos tardios. A primeira BF no Brasil foi em 2010, mais precisamente em 28 de novembro daquele ano, numa tradição importada dos EUA.

Recordar é viver! ⤵️

Relíquia: Post Black Friday Ticket Agora 2016
2016, a primeira edição

Mesmo assim como”late adopters” já estamos experientes. Pessoalmente, passei por todas as 8 edições.

A Sports Week já foi bom negócio para muitos eventos ao longo dessa quase década de realizações. Ajuda a antecipar caixa, cria expectativa, mobiliza o planejamento do ano seguinte, tem a agenda de comunicação fechada no Ticket Sports. 100% dedicada.

Veja 9 motivos para participar da Sports Week!

Mas esse não é o tema desse artigo.

Trouxe aqui alguns aprendizados que tivemos ao longo dessa jornada de muito estudo, relatórios e análise de comportamento de consumo.

Se você planeja participar em 2023 (deveria!) essas dicas podem ser valiosas.

1. É um momento de compras programadas

As pessoas já esperam e planejam suas compras no mês da Black Friday.

Pessoalmente, aqui em casa, é o momento do ano que compramos toalhas. Mas, para muita gente, é a hora de comprar inscrições.

Ao longo do ano, vimos esse senso de planejamento aumentar e os atletas ficarem espertos. Pesquisam antes para saber condições, viradas de lote oportunistas e os eventos que realmente são oportunidades. Faça ser.

2. Um ato íntimo

Um estudo do Think With Google em 2018 nos marcou nesses anos de planejamento de Sports Week. Afirmava que, nessa data, ao contrário de outras comemorações, as pessoas se auto-presenteiam.

Natal, dia das mães, dia das crianças. São momentos que compramos presentes para outros. Neste caso, é um momento individualista – e inscrições de eventos se beneficiam disso.

Usamos esse discurso na campanha 2018, veja só.

“Você merece”

3. Batalha pela atenção

Todos os varejos fazem sua própria campanha de Black Friday, cada qual com seu nome e identidade. Nós, por exemplo, nos apropriamos de Sports Week, mudamos a campanha todo ano, tentamos estratégias diferentes e fazemos MUITA, mas MUITA comunicação dedicada.

Essa pulverização das atenções criou cenários de comunicação complicados.

O desafio é chamar atenção no meio de tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo. Como?

  • Descontos realmente bons;
  • Peças de comunicação interativas, irreverentes, com impacto cognitivo (Tipo “Espera, eu preciso ver isso!”);
  • Múltiplas frentes e peças em quantidade, não só qualidade;
  • Gastos com mídia paga (o mínimo para competir pelo menos com quem pensa nisso e não com a massa);

Essa é a cara da nossa campanha esse ano, com logo novo e foco na emoção.

Vamos fortes em 2023

4. É uma competição inter-mercados

O funil de compra aumenta uma camada. Antes de decidir qual evento comprar, o consumidor ainda passa pelo processo de definir o que vai comprar, qual categoria vai investir. Experiências? Produtos? Nesse momento a competição é também com celular novo, viagens e no caso da minha família, toalhas.

Como ficamos relevantes? Vamos valorizar nossas experiências, a condição do esporte individual e a força de transformar vidas. O de sempre, com CTAs bem-feitos para benefícios de preço e gatilhos de escassez.

5. Multi-canal e acessível

Momento auto-crítica!

Em 2022 cometemos um erro: fizemos toda a campanha de SW apenas no App.

O objetivo era canalizar e gerar experimentação de nossa nova plataforma. Os resultados foram pequenos em detrimento do esforço de comunicação e passo-extra que criamos de participação para atletas.

Esse ano tiramos essa fricção e a campanha vem forte em todos os meios. A lição foi: em um cenário competitivo, seja fácil e acessível. Não tem como perder tempo com etapas ou burocracia.

(Aliás, o App vem voando, aprox. 350 mil downloads e contando…)

2022, falhamos em deixar só no App

6. Sports Week potencializa bons negócios…

O que já ia vender bem, ou tem escassez, arrebenta. É sempre assim.

Isso provou que a campanha não funciona apenas para volume emergencial. Funciona para criar picos de atenção e vendas – e com isso várias vantagens como antecipação de caixa, capacidade de aumentar preço mais rápido e menos necessidade do foco em inscrições.

É um acelerador competente.

7. …e dá chance a todos

Já vimos muitos eventos pegarem tração durante a campanha, especialmente aqueles que lançam mão de bons descontos, fazem comunicação casada com a nossa e têm dedicação.

É uma vitrine diferente, um recorte do que oferecemos o ano todo e é capaz de mudar cenários e velocidade de vendas. E claro, gera muita experimentação.

A comunicação 100% dedicada, o discurso de varejo, o investimento de mídia. É só nessa hora.

Aproveite!

Aqui você conhece mais da campanha.

E aqui você vai direto cadastrar seu evento nela.

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