Boleto x Cartão: a batalha dos meios de pagamento!
Você sabe que vale mais a pena estimular? As vendas no cartão ou no boleto? Aqui no Ticket Agora o cliente tem duas opções, mas queremos mostrar também que existem diferenças e você pode explorá-las em sua estratégia de vendas.
Mas quem vence essa guerra dos meios de pagamento?
O que diz o Time Cartão de Crédito
“O cartão de crédito é muito melhor do que o boleto. Só o cartão permite você pagar as suas compras em parcelas e isso ajuda muito, em especial quando o valor é mais alto. Dá opção para mais gente comprar, mesmo quem não tem dinheiro na hora.
Outra vantagem do crédito é a taxa de efetivação, em especial para inscrições. Quase todas as pessoas que escolhem essa modalidade têm sucesso na compra. Chegamos a 96% de efetivação contra apenas 65% dos boletos.
Por fim, temos também a questão dos pagamentos mobile, que já são 75% de todos os acessos no Ticket Agora, mas menos de 30% das compras. O cartão tem a ver com as compras pelo celular e o boleto apanha feio nesse quesito.”
O que diz o Time Boleto
“O boleto é muito melhor do que o cartão de crédito. Entre os meios de pagamento, o boleto é aquele mais democrático, não precisa nem ter conta no banco para usar. Ou seja, é acessível para 100% dos brasileiros, ao contrário do cartão – só 52 milhões de brasileiros possuem um.
Outra vantagem muito grande que temos é no recebimento desse pagamento. Você não precisa esperar 30 dias para receber o pagamento, ao contrário, você recebe com no máximo 2 dias depois da data da efetivação da compra. E isso faz muita diferença no fluxo de caixa.”
Veredito Ticket Agora
Depois de escutar os dois lados, nossa conclusão é que o ideal mesmo é manter os dois meios de pagamento como possibilidades na compra de inscrições.
Esta tabela abaixo mostra bem as vantagens e desvantagens de cada um.
Conheça os critérios dessa batalha, que terminou com uma pequena vantagem do Cartão, mas foi por pouco!
Critério | Boleto | Cartão |
Pagar em várias vezes | Não | Sim |
Taxa de efetivação | 65% | 96% |
Participação nas vendas | 35% | 65% |
Recebimento | Máximo 2 dias | 30 dias |
Abrangência | 208 M de brasileiros (todos) | 52 M de brasileiros |
Aceitação Mobile | Ruim | Boa |
O cartão tem taxa de efetivação bem maior e mais relevância nas vendas – é 65% do total – mas perde quando falamos em abrangência de público. Nem todo mundo tem cartão e o boleto você pode pagar até em lotéricas ou correios.
No contexto tecnológico, porém, o boleto perde de lavada. A transação não acontece na hora, é de péssima usabilidade para celulares. Vale estimulá-lo quando seu problema maior for fluxo de caixa.