Como prosperar no negócio de Cronometragem?
Com muito orgulho apresentamos um Conteúdo Especial para Empresas de Cronometragem
As empresas de Cronometragem são essenciais para nosso ecossistema. Sem elas, não há eventos esportivos de participação, afinal, são a essência da performance, superação, conquista.
Além disso, são também empreendedores do esporte, que entendem da experiência de atletas – e é o lugar onde a tecnologia chega antes.
Mas, como prosperar no negócio de cronometragem? Quais são as principais características de uma empresa que se dá bem neste papel tão importante dentro do nosso mercado?
Nós reunimos aqui dicas de feras de crono no Brasil, e claro, vamos contribuir também com algumas dicas nossas, do que a gente observa por aí. Então, é hora de saber, em vários ângulos, quais são os pontos-chave para gestão?
6 dicas do Ticket Sports
1. Fique antenado em tecnologias novas
As empresas de cronometragem são a porta de entrada para novas tecnologias no mercado esportivo. Quem souber trabalhar com inovação, vai se destacar.
2. Transparência é muito legal
Jogue limpo com o que você sabe / consegue entregar. Tem muito organizador de evento que vai topar crescer junto com você, mas transparência é a chave.
3. Participe de discussões importante, se engaje
Entenda que está tudo em movimento. Olhe pra fora. Use outros mercados como referência. Mas, principalmente, converse com gente legal, com outras visões.
4. Qualidade é melhor do que quantidade
Entregue o máximo em cada evento, tenha foco nas missões que você topar e não tente abraçar o mundo. A gente já viu muita operação de cronometragem dar errado por excesso de entregas no mesmo dia. Não seja essa empresa.
5. Especialização Máxima em Cronometragem
O Jack Welsh, um dos pais da administração, já dizia “Do what you do best and outsource the rest”. É por aí. Seja um monstro da cronometragem, esteja á frente, seja muito bom. Deixe os outros negócios para parceiros. Foco resolve todo problema de estratégia.
6. Cuide da sua empresa, da sua marca
Quem se destaca é quem entende que a empresa não é a pessoa ou sequer equipamentos. Evoluir é tratar tudo com profissionalismo, saber que você pode crescer, criar uma marca legal, ter uma empresa estruturada (mesmo que essa empresa seja de uma pessoa).
7. Faça parcerias estratégicas
Atue com parceiros complementares como o Ticket Sports, entregando um processo mais focado a seu cliente, deixando cada um no seu quadrado.
…e agora, as Feras da Cronometragem!
Convidamos 3 especialistas para contribuir nesse conteúdo – e pedimos para cada um mandar quais são os 5 pontos-chave para construção de uma empresa bem sucedida nesse segmento.
Então, vamos ver as dicas.
As 5 Dicas do Sergio Muller da Chiptiming
1. Cronometragem é um serviço técnico especializado e portanto, exige que seus executores seja capacitados de acordo. Uma equipe bem estruturada e devidamente treinada é fundamental.
2. Equipamentos que correspondam e que tenham precisão e segurança nos dados captados são fundamentais. Desta forma a tecnologia conspira a favor, seja os leitores ou os chips utilizados.
3. Procedimentos técnicos bem elaborados. Tanto na preparação dos chips como nos testes e verificações dos equipamentos para garantir que não haja falhas durante o evento.
4. Backup de equipamentos e garantia de energia própria (baterias extras).
5. E como qualquer empresa, uma boa gestão administrativa/financeira e trabalho com lisura profissional.
Saiba mais sobre a Chiptiming ou confira nosso episódio de podcast com ele.
As 5 dicas do João Marcos da Chronomax
1. Ter um bom atendimento ao cliente.
2. Ter um bom conjunto de sistema e RFID.
3. Seja alguém que goste de trabalhar aos finais de semana, não se importe em acordar muito cedo, gostar de ser o primeiro a chegar e o último a sair, e estar ciente que em cunho particular, vai deixar de estar presente em eventos festivos em família e tantos outros momentos.
4. Raciocínio lógico e ser rápido em resolver problemas, devido às diversas variáveis que acontecem em dia de evento.
5. Ser flexível, identificar e se adaptar rápido ao perfil do organizador.
As 5 Dicas do Gustavo, da Chiptiming Vitória
1. Programas e equipamentos confiáveis, que te deixem confortáveis para trabalhar e que a equipe tenha domínio sobre o mesmo.
2. Equipe instruída que entenda o mínimo de eventos esportivos e saiba o que está fazendo (treinamento é fundamental).
3. Banco de dados com dados corretos ( data de nascimento, sexo, categorias etc).
4. Regulamento claro que informe corretamente o que será premiado e o que não será premiado na competição.
5. Garantir estrutura para a apuração (energia, tenda, fechamento, sem a presença de atletas e com uma boa visão da chegada).
Saiba mais sobre a Chiptiming Vitória.