Confira dicas de como fazer o release perfeito para o seu evento!
Release: Você sabe o que é?
Usado como uma das principais ferramentas de comunicação, o release é um texto que serve como canal de diálogo com a imprensa e, consequentemente, com os leitores.
Pode parecer um trabalho que qualquer um faz, ou até mesmo uma estratégia de comunicação sem resultado imediato, mas não é bem assim.
Um release bem feito, e divulgado nos canais certos, impacta diretamente no seu alcance de mídia e pode fazer toda a diferença na venda das inscrições do seu evento, e o melhor de tudo: gratuitamente.
O papel de um release vai muito além de registrar informações sobre a prova em um texto bonito. A publicação do seu release de evento em veículos especializados é essencial para o crescimento das inscrições e divulgação para pessoas que não conhecem, pessoalmente, sua marca.
Dicas para ter um bom release e “convencer” os veículos especializados a espalhar seu conteúdo:
1 – Título atraente: diríamos que é a menor parte do texto, porém a mais trabalhosa. O título de um release deve resumir todo o texto e contar para o jornalista porque aquele conteúdo vai gerar audiência.
2 – Estrutura breve e objetiva: Na era das fotos e vídeos, o texto precisa passar a sua mensagem e propósito de forma clara. Sugerimos que algumas informações importantes do evento já venham logo no primeiro parágrafo, como local, data de realização, diferencial/novidade do evento.
Exemplo:
Domingo é dia de Maratona Internacional de São Paulo. Em sua 25ª edição, a prova, uma das mais importantes do calendário nacional, largará as distâncias de 42 km e 21 km na Praça Charles Miller, no Pacaembu, com chegada no Ibirapuera, ao lado do Obelisco. Somente os 5 km começarão e chegarão no Ibirapuera. O evento é nível ouro da CBAt e Selo Bronze da IAAF. (Texto retirado do Portal Webrun)
Pense no release como uma notícia a ser publicada e certifique-se que ao final do texto, você tenha respondido todas as perguntas: o que, quem, quando, onde, como e porquê?
3 – SEO é fundamental: talvez você não aguenta mais falar nessas três letras e para muitos a pergunta pode ser “S… o que?” A sigla se refere ao mecanismo de busca do Google, e seu releases publicados ajudam muito para que esses mecanismos reconheçam que tem conteúdo sobre o seu evento espalhado, fazendo com que seu evento apareça nas primeiras páginas do Google.
Então, ao produzir o seu texto, pense nas palavras-chaves que você gostaria que seu texto fosse achado. Se, seu evento é uma corrida de rua, procure usar “corrida de rua” em no decorrer do texto.
Assim quando alguém procurar por “corrida de rua” no Google, as suas chances de aparecer na primeira página aumentam.
4 – Outra dica de ouro é enviar seu release com pelo menos uma imagem em boa resolução. Pode ser uma foto da edição anterior da prova ou uma imagem do kit do participante. Caso seja a primeira edição do seu evento, uma opção é enviar uma foto genérica de corrida, retirada de um banco de imagem. Um release com foto tem muito mais chances de ser publicado. E não se esqueça, todas as imagens devem ser devidamente creditadas.
5 – Importante: compartilhe sempre ao final do release os contatos básicos da empresa e do evento, como site oficial, email, telefone e contato direto de quem produziu o release, pois ao recebê-lo o jornalista poderá precisar de alguma informação extra.
Envie o seu release para o time editorial
Você sabia que organizadores do Ticket Agora podem compartilhar releases com o nosso time editorial? Após uma breve análise ele pode ser publicando no Webrun, nosso canal de conteúdo. Para te ajudar fizemos um guia completo basta clicar aqui e conferir!
Ao publicar um release completo em nosso portal o seu evento terá muito mais alcance e consequentemente mais oportunidade para vender inscrições.