Corrida de Revezamento: Como montar um evento com essa modalidade

Sabe aquele friozinho na barriga só de assistir a alguma coisa? É isso que você sente quando acompanha uma corrida de revezamento! Aquele sentimento que parece que você está participando…Sem dúvidas é uma das modalidades mais emocionantes
Acredito que deve ser pelo espírito de competição com colaboração em equipe.
E, para organizar um evento como esse não é diferente! É uma verdadeira vibe com muita energia, emoção e interação, tanto para os corredores quanto para o público. E não vou mentir, vai custar bastante planejamento e cuidado nessa missão.
A sorte é que a Ticket está aqui para te ajudar a dar cada passo em direção aos seus projetos, com sucesso, é claro. Bora lá?
Maratona Pão de Açúcar de Revezamento

De forma resumida, a corrida de revezamento no Brasil começou em 1992, quando o Pão de Açúcar Club foi criado com a ideia de incentivar os funcionários do Grupo Pão de Açúcar a praticar atletismo, principalmente corrida. O mais legal é que a ideia logo se espalhou para os filhos dos funcionários também, e a galera começou a treinar na pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera.
Agora que você já sabe um pouco sobre essa modalidade no Brasil, é hora de ir para os próximos passos.
1. Escolha o tipo de revezamento que você vai fazer
A primeira coisa é decidir qual formato você vai seguir. Tem várias opções…mas calma, vamos te ajudar com algumas ideias:
- Revezamento tradicional (4x400m, 4x100m): Nesse formato, cada equipe tem quatro corredores que vão correr distâncias curtas. Super dinâmico e intenso!
- Revezamento com distâncias variadas: Outra opção legal é misturar distâncias diferentes. Exemplo: 1km, 2km, 5km… Dá mais emoção ao evento e desafia os corredores de maneiras diferentes.
- Revezamento longo: Aqui, as equipes dividem uma corrida longa, tipo uma maratona, e fazem a troca de bastão ao longo do trajeto. O que vale é a estratégia da equipe.
- Revezamento misto: Pode ser uma opção interessante para incluir mais pessoas. É só misturar homens e mulheres na equipe e ver como todo mundo vai se dar bem!
2. Capriche no percurso
O percurso tem que ser bem pensado, não só para garantir que as trocas de bastão aconteçam, mas também para evitar qualquer tipo de confusão.
Para isso, você com certeza vai precisar de um bom plano:
- Pontos de troca bem sinalizados: Cada vez que a equipe trocar o bastão, a galera precisa saber exatamente onde fazer isso. Então, marque bem os pontos de troca e faça de tudo para que a troca seja segura e rápida.
- Pista segura e clara: Exagerar nas marcações nunca é demais! Marque o trajeto de forma bem visível, com cones, placas e outras sinalizações. Isso ajuda os corredores a não se perderem e diminui as chances de acidente.
- Área de descanso para as equipes: Como tem muita espera, crie um espaço confortável para as equipes relaxarem, se prepararem e ficarem de olho nos outros corredores.
3. A troca de bastão: é pegar ou largar!
Ah, a troca de bastão! Ela pode ser decisiva, então é bom garantir que todo mundo saiba o que fazer. Se a troca for feita de qualquer jeito, pode perder tempo e atrapalhar a equipe
- Ensine como trocar o bastão: Antes da corrida, vale a pena fazer uma pequena orientação sobre a melhor forma de fazer a troca: o mais rápido possível! E é bom todo mundo entender como funciona.
- Pontos de troca com apoio: Coloque voluntários nesses pontos para garantir que tudo saia certinho. Eles podem ajudar a dar aquela orientação no momento certo.
- Tecnologia a favor: Se o orçamento permitir, uma solução bacana é investir em sensores para registrar o momento exato da troca, para que o tempo da equipe seja preciso.
4. Crie categorias e premiações
Uma das melhores partes de um evento de revezamento é que todo mundo pode participar, de diferentes idades e habilidades. Então, o que você acha de criar várias categorias para tornar o evento ainda mais inclusivo?
- Masculino, feminino e misto: Isso garante que todo mundo tenha a chance de competir nas suas categorias preferidas.
- Por idade: Dividir por faixas etárias ( juvenil e adulto) é uma boa maneira de permitir que todas as faixas etárias participem.
- Categoria temática ou divertida: Para deixar o evento ainda mais divertido, crie uma categoria temática, como uma corrida à fantasia. A diversão vai estar garantida!
E não esquece da premiação… Seja criativo! Medalhas, troféus personalizados, ou até kits de corrida com roupas esportivas… Tudo que vai deixar os vencedores ainda mais inspirados!
O revezamento é sobre equipe e diversão!
Com um bom planejamento e uma organização caprichada, você vai garantir que todos se sintam motivados a participar, se divertir e comemorar os bons momentos com a galera! É isso que mais importa: o seu evento ser lembrado com aquele sorrisinho no rosto.
Agora, é só colocar a mão na massa e começar a planejar o evento que vai ser o maior sucesso! Se você precisa de ajuda, conta com a gente para divulgar os seus eventos!
E aí, gostou das dicas para montar o seu evento de revezamento? Agora que você já está por dentro de tudo, que tal dar o próximo passo garantir que o percurso esteja perfeito para o grande dia?