Corridas Virtuais: entenda mais esta modalidade
As corridas virtuais entraram em nosso radar para tendências em 2020.
Todavia, é importante dizer: elas jamais vão substituir os eventos reais. Não por enquanto (ainda não estamos falando de realidade virtual, daí o bicho pega).
Esta nova modalidade tem sim características muito próprias, permite novas interpretações do que é uma experiência esportiva. E pode ser um complemento para seu negócio.
Mas como entender se faz sentido para você? Como funciona a mecânica de um evento virtual? Quais vantagens e desvantagens?
Muitos organizadores começaram a estudar essa opção para complementar suas experiências, mas ainda não conhecem direito o conceito. Viemos trazendo algumas respostas.
Como funciona?
Com a popularização de relógios e celulares equipados com GPS ficou fácil comprovar percursos, tempos e distâncias. No caso das provas virtuais, a medalha é enviada diretamente para a casa do participante após comprovação da distância e tempo, feitas através de aplicativos como Strava, Nike+, Garmim ou em fotos de relógios que marcam a performance.
Para tal, é necessário um sistema de validação. O participante envia a comprovação, junto com CPF / algum dado da inscrição ao organizador via e-mail ou WhatsApp. Já a inscrição é feita aqui no Ticket Agora, mesmo.
Simples e direto.
Há duas possibilidades para envio de Kits: 1. antecipada – e só a medalha fica para após confirmação (gera dois custos de frete) ou 2. após confirmação do tempo. Neste caso, o Kit segue junto com a medalha.
Vantagens e problemas das corridas virtuais
É importante analisar com calma esta modalidade.
Por um lado, oferece capilaridade total, acesso nacional ao evento. Por outro, traz necessidade de uma operação complexa e custosa.
Incluímos aqui uma lista de vantagens e desvantagens das corridas virtuais, no contexto do modelo de negócio.
Vantagens:
- Não tem limite de público: é possível vender para todas as pessoas do Brasil, sem limite de espaço ou de kits;
- Não tem os custos de produção de um evento;
- Permite temas variados e um universo lúdico amplo;
- Permite mais testes: você encerra e inicia quando quiser, não tem compromisso com a realização, afinal, é o participante que providencia essa parte;
- É um bom canal para eliminar sobras de medalhas e kits encalhados;
Desvantagens:
- Custo de operação de envio, tracking e atendimento de produto – é quase outra empresa. Na verdade, é um braço de e-commerce, sem a venda;
- Menor atratividade para patrocinadores;
- Oferta de experiência reduzida, menor apelo de participação, menos atributos para vendas (serviços). Você basicamente vende um kit;
- Não é uma modalidade muito difundida, você sempre precisa explicar ao participante como funciona;
- Diversos participantes não gostam, não acham uma alternativa de experiência;
É mesmo tendência?
As corridas virtuais devem crescer no Brasil, mas não sabemos quanto. Acreditamos que elas combinam com as características continentais do país.
A maioria dos esportistas amadores do Brasil não têm acesso à corridas associadas à marcas relevantes e não têm a oferta / portfólio de eventos que moradores de São Paulo, Rio ou Belo Horizonte têm. Daí surgem as experiências virtuais, possibilitam pontos de contato com capilaridade infinita.
Além deste fator, outros movimentos também podem favorecer o crescimento como investimento das próprias marcas de aplicativos ou de relógios GPS. Garmim será patrocinador oficial de diversas maratonas nos EUA – um passo para elas ganharem versões virtuais. É o caso da Maratona de Kansas City, por exemplo.
Há sinais pelo mundo todo, nada exponencial, mas já ganha importância.
Todavia, é importante reforçar o cenário atual: a corrida virtual ainda representa uma parcela diminuta das inscrições em eventos, não chega a 1%.
Corridas virtuais combinam com meu negócio?
A corrida virtual nem sempre é para você, organizador. Há necessidade de esforço de comunicação, foco e principalmente, necessidade de uma operação pesada.
Para quem quer tentar esta modalidade, sugerimos tratar como teste e receita complementar. Faça um pouco, aos poucos. Entenda como o impacto operacional vai mudar sua rotina. Se vale a pena apostar nessa receita-extra.
A parte legal é que você não precisa ter pressa, afinal, é um evento que não tem data para acontecer.
Como usar o Ticket Agora
Por aqui nós fazemos a venda de diversas corridas virtuais e funciona muito bem.
Os organizadores utilizam toda inteligência de relatórios, banco de dados e segurança das transações para efetuarem as vendas e criam canais diretos para envio de confirmação de tempo. E claro, a operação de envio de medalhas também é responsabilidade dos organizadores.
E mais, é possível também incluir produtos diferentes no fluxo de inscrições, deixando as opções de kit muito atrativas.
Quer mais conteúdo? Veja nossa nova pesquisa sobre natação!