Tendências de marketing em eventos esportivos
Na atualidade sabemos que muitas tendências se estabeleceram, com a tecnologia e novos insights surgiram novas maneiras de aplicar marketing aos seus eventos, algumas delas são diferentes das tradicionais ou até mesmo replicam a estratégia.
Marketing de influência
Para aumentar a visibilidade e alcance do evento, os influenciadores funcionam como uma estratégia para atingir determinados nichos de clientes.
Para a realização dessa estratégia é bastante importante que os organizadores, junto com suas equipes selecionem os nomes que serão utilizados nas ações, alinhando o público-alvo, orçamento e tamanho (grandes, micro e médios).
Após isso, é importante que os principais objetivos da campanha e plataformas utilizadas na divulgação sejam decididos e alinhados, por meio de um briefing. Também consideramos bastante importante as referências, pois assim os influenciadores terão como se basear para realizar ação.
Durante o evento, é importante que você ofereça experiências VIP’s, para que o influenciador faça a cobertura completa e atinja mais pessoas, despertando curiosidade. Após todo esse processo é muito importante que uma reunião de alinhamento seja realizada, para acompanhamento de métricas e resultados.
Gamificação
A criação de desafios e competições on-line, ou durante o evento, cria engajamento e aumenta as interações entre os participantes. Isso incentiva a participação ativa e competição saudável dos participantes.
Para isso, é necessário que você e sua equipe decidam os desafios que serão proporcionados, que ficam mais coerentes se relacionados ao tema do seu evento. É interessante também que você vincule um sistema de pontos e recompensar à esse desafio, é uma forma dos participantes interagirem mais.
Após a escolha do desafio, é importante a escolha de plataforma e ferramentas, eles podem incluir apps do evento/marca, redes sociais ou até mesmo uma # utilizada pelos participantes.
Falando um pouquinho mais do programa de pontos e recompensas, ele pode oferecer prêmios vip’s, produtos exclusivos ou até mesmo um voucher para trocar em produtos de uma determinada loja parceira do evento.
Personalização de experiência
Nesta estratégia o objetivo principal é criar conexão e experiências memoráveis para os participantes, relacionando com seus interesses gerais.
É muito importante que durante esta ação você faça a segmentação do público que deseja atingir, coletando dados específicos, que podem estar vinculados a uma pesquisa ou até mesmo utilizando o app de cadastro.
A criação de conteúdo específico e personalizado fortalece a conexão com os participantes, ações como workshops, palestras ou até mesmo sessões de interesses específicos podem fazer a diferença. Assim como experiências VIP’s concedidas para um público pré-definido, que podem dar aos clientes a opção de personalizar seus pacotes, escolhendo atividades e benefícios que mais fazem sentido para eles.
Após todo esse processo é importante ouvir a opinião dos participantes, por isso, realize sessões de feedbacks, que podem ser feitas de maneira on-line mesmo, ou por meio de formulários. Use essas informações para melhorar a experiência deles nos próximos eventos.
Acompanhe mais conteúdos interessantes no nosso Instagram: