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  3. Tendências de marketing em eventos esportivos

Ana Luiza Fitipaldi · 7 ago, 2024

Tendências de marketing em eventos esportivos

Na atualidade sabemos que muitas tendências se estabeleceram, com a tecnologia e novos insights surgiram novas maneiras de aplicar marketing aos seus eventos, algumas delas são diferentes das tradicionais ou até mesmo replicam a estratégia.

Marketing de influência

Para aumentar a visibilidade e alcance do evento, os influenciadores funcionam como uma estratégia para atingir determinados nichos de clientes.

Para a realização dessa estratégia é bastante importante que os organizadores, junto com suas equipes selecionem os nomes que serão utilizados nas ações, alinhando o público-alvo, orçamento e tamanho (grandes, micro e médios).

Após isso, é importante que os principais objetivos da campanha e plataformas utilizadas na divulgação sejam decididos e alinhados, por meio de um briefing. Também consideramos bastante importante as referências, pois assim os influenciadores terão como se basear para realizar ação.

Durante o evento, é importante que você ofereça experiências VIP’s, para que o influenciador faça a cobertura completa e atinja mais pessoas, despertando curiosidade. Após todo esse processo é muito importante que uma reunião de alinhamento seja realizada, para acompanhamento de métricas e resultados.

Gamificação

A criação de desafios e competições on-line, ou durante o evento, cria engajamento e aumenta as interações entre os participantes. Isso incentiva a participação ativa e competição saudável dos participantes.

Para isso, é necessário que você e sua equipe decidam os desafios que serão proporcionados, que ficam mais coerentes se relacionados ao tema do seu evento. É interessante também que você vincule um sistema de pontos e recompensar à esse desafio, é uma forma dos participantes interagirem mais.

Após a escolha do desafio, é importante a escolha de plataforma e ferramentas, eles podem incluir apps do evento/marca, redes sociais ou até mesmo uma # utilizada pelos participantes.

Falando um pouquinho mais do programa de pontos e recompensas, ele pode oferecer prêmios vip’s, produtos exclusivos ou até mesmo um voucher para trocar em produtos de uma determinada loja parceira do evento.

Personalização de experiência

Nesta estratégia o objetivo principal é criar conexão e experiências memoráveis para os participantes, relacionando com seus interesses gerais.

É muito importante que durante esta ação você faça a segmentação do público que deseja atingir, coletando dados específicos, que podem estar vinculados a uma pesquisa ou até mesmo utilizando o app de cadastro.

A criação de conteúdo específico e personalizado fortalece a conexão com os participantes, ações como workshops, palestras ou até mesmo sessões de interesses específicos podem fazer a diferença. Assim como experiências VIP’s concedidas para um público pré-definido, que podem dar aos clientes a opção de personalizar seus pacotes, escolhendo atividades e benefícios que mais fazem sentido para eles.

Após todo esse processo é importante ouvir a opinião dos participantes, por isso, realize sessões de feedbacks, que podem ser feitas de maneira on-line mesmo, ou por meio de formulários. Use essas informações para melhorar a experiência deles nos próximos eventos.

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