Regra Pico-Fim: como criar uma boa lembrança na mente do cliente.

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Entenda como um conceito proposto por Daniel Kahneman, renomado psicólogo cognitivo e economista israelense-americano, pode ajudar no sucesso do seu negócio.

Em 2002, Kahneman, conhecido por sua pesquisa sobre a psicologia da decisão e a heurística, recebeu o Prêmio Nobel de Economia por sua análise de decisões econômicas sob incerteza. Ele é autor do best-seller “Thinking, Fast and Slow” (2011) e tem sido uma figura importante na relação entre psicologia e economia.

O efeito pico-fim de Daniel Kahneman, é um conceito fascinante e poderoso que tem implicações em várias áreas da nossa vida. Ele também pode ser interpretado como um viés cognitivo. De acordo com esse conceito, as pessoas tendem a basear sua avaliação geral de uma experiência na sua “pontuação pico” (ou seja, o momento mais intenso) e “pontuação final” da experiência, em vez de basear sua avaliação em uma média da experiência inteira.

Isso significa que um momento extremamente desagradável ou extremamente agradável no início ou no fim de uma experiência pode ter um impacto desproporcionalmente grande na avaliação geral da experiência. Por exemplo, se você tiver um dia ruim no trabalho, mas terminar o dia com um encontro agradável com amigos, é muito provável que você lembre desse dia como um dia bom, mesmo que a maioria do dia tenha sido ruim.

Esse conceito é importante em áreas como a psicologia, a administração e a economia, onde pode ser usado para compreender como as pessoas avaliam e se lembram de eventos e experiências. Por exemplo, os gerentes de recursos humanos podem usar essa informação para melhorar a avaliação de desempenho dos funcionários e garantir que os funcionários sejam recompensados ​​de forma justa. Os economistas podem usar essa informação para entender como as pessoas tomam decisões de consumo e investimento.

Além disso, o efeito pico-fim pode ser usado para melhorar sua própria vida. Conscientemente planejar seus dias para incluir atividades agradáveis ​​no final do dia pode ajudar a garantir que você lembre seus dias como sendo positivos, mesmo que eles tenham tido alguns momentos difíceis.

Importante dizer que a regra do pico final não é uma lei imutável, mas uma maneira tendenciosa de olhar para as experiências passadas. É uma heurística – uma ferramenta de memória que depende de menos informações para tornar a tomada de decisão mais rápida e fácil.

O efeito pico-fim de Daniel Kahneman é uma descoberta importante que nos ajuda a entender como as pessoas avaliam e se lembram de eventos e experiências. É uma ferramenta valiosa e que também pode auxiliar você que atua com eventos esportivos.

Já pensou em como ela está atrelada ao UX Design?

É fundamental criar picos de emoções positivas e caprichar no checkout.

Como?

Tendo um site otimizado onde as informações sejam apresentadas de forma gradual, sem excessos, sem poluição visual, Um processo de checkout onde seja apresentado ao usuário um resumo da sua encomenda e o custo total no final, de forma clara e objetiva, pois esse momento é um dos mais memoráveis.

Obviamente, os designers de UX também devem estar cientes de que não é o único viés cognitivo em jogo para os usuários mas tenho certeza de que pelo menos uma vez você fez alguma compra virtual e avaliou sua experiência negativamente porque, por mais que o processo tenha sido ok, o final foi ruim. Não necessariamente algo grave como um produto não entregue mas certamente uma demora significativa da aprovação de pagamento te deixou com um certo rancinho daquele e-commerce.

Eu também tenho certeza que você já teve uma experiência ruim, o site não era dos melhores mas você teve um bom suporte o que te deixou satisfeito, ou, voltando no exemplo anterior, você recebeu um atendimento personalizado depois, um pedido de desculpas e então avaliou sua experiência como positiva.

Percebe o impacto econômico que isso pode ter?

COMO ISSO AFETA O SEU EVENTO

Durante uma maratona, por exemplo, em vez de mostrar todo o percurso e a distância restante, os organizadores devem exibir apenas o marcador do próximo km para os corredores, desta forma eles estarão focados na próxima etapa e não na distância total. Isso pode ajudar a evitar que os corredores fiquem sobrecarregados pela distância que ainda precisam percorrer e mantê-los motivados para terminar a corrida.

Que tal criar momentos emocionantes ou marcos memoráveis ​​ao longo do percurso, como correr por locais icônicos ou cruzar uma linha de chegada em um local notável. Desta forma, os corredores terão uma experiência memorável e recordarão os aspectos positivos da corrida.

Preste muita atenção nos pontos mais intensos e nos momentos finais (o “final”) da jornada do cliente.

Identifique os momentos em que seu produto é mais útil, valioso ou divertido e projete para encantar o usuário final.

Lembre-se de que as pessoas se lembram de experiências negativas com mais vivacidade do que as positivas.

O assunto é um pouco mais complexo, mas vale se aprofundar a fim de conhecer melhor como funciona a cabeça do cliente.

Abaixo, um vídeo do próprio Daniel Kahneman falando mais sobre o tema, vale a pena conferir.

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