4 aprendizados de liderança do seriado Ted Lasso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

*alerta de spoilers para quem ainda não assistiu a série 

A série Ted Lasso é uma produção exclusiva da AppleTV+ que me chamou muito a atenção nos últimos dias. A produção levou para casa quatro vitórias na 74ª cerimônia do Emmy 2022, incluindo um prêmio de Melhor Série de Comédia tanto pela primeira quanto pela segunda temporada, entrando para o ranking de lendas da comédia, tornando-se a oitava série do gênero a conseguir essa conquista. 

O enredo nos traz o dia a dia de um técnico de futebol americano que é contratado para dirigir um clube de futebol inglês da Premier League, AFC Richmond, que ao primeiro momento, é recebido com extrema antipatia pela torcida e imprensa local, por simplesmente desconhecer o esporte e suas peculiaridades. 

Mas, com um jeito sempre alegre e positivo, Ted traz importantes ensinamentos sobre liderança durante os episódios da trama. 

Confira algumas das lições que podem ser tiradas de Ted Lasso: 

1 – Aprendizado contínuo 

Ser um líder vai muito além de apenas demandar tarefas, é também saber aprender com o melhor de todo o seu time. Dessa forma, você estará passando a mensagem para seus colaboradores de que você é igual a eles e também está disposto a aprender. Liderar é desenvolver a humildade.  

No desenrolar dos episódios, Ted chega sem nenhum conhecimento sobre técnicas de futebol com os pés, mas reconhece nessa situação uma oportunidade de aprender com os atletas e dirigentes, ganhando assim a confiança do grupo. 

2 – Busque diversidade 

Ter uma mente aberta à diversidade sempre traz bons resultados para todo o ecossistema da equipe. Isso capacita e agrega a liderança a enfrentar crises inesperadas, onde pontos de vista diferentes podem convergir em soluções criativas para lidar com cada momento. 

Na série, o protagonista está sempre em modo, ouvinte, independente se o resultado possa ser positivo ou não. Deste modo, o saber ouvir e considerar o que as pessoas têm a contribuir, reforça a liberdade de protagonismo e proatividade. 

3 – Crie empatia 

Um dos princípios fundamentais visto em bons líderes é desenvolver a habilidade de ter empatia e se colocar no lugar, isso vai lhe aproximar de sua equipe, reconhecendo os pontos fortes para identificar melhorias em cada colaborador, com isso você estará fortalecendo a confiança, facilitando que eles se sintam seguros para compartilhar suas inseguranças ou, até mesmo, pedir feedbacks. 

O enredo mostra o relacionamento de altos e baixos entre Ted e a CEO do time que o contratou, Rebecca. Em um momento de intensa crise de ansiedade enfrentada pelo protagonista, ele recebe apoio dela e, como resultado, eles conseguem chegar a uma relação mais amigável, algo positivo para os demais integrantes do clube. 

4 – Reconheça e considere erros 

Ter em sã consciência que errar faz parte do jogo é essencial para aumentar a sua performance no ambiente de trabalho. Isso demonstra que você estará abrindo portas para aprender e, consequentemente, para mudar a si mesmo. Dar o exemplo é a melhor forma de ensinar seus liderados. Como diria Mahatma Gandhi, seja você a mudança que quer ver no mundo. 

Durante os episódios, Rebecca, sabendo que ele não tinha nenhuma experiência com o esporte tendo apenas como sua principal intenção usar o técnico para que o time fracassasse, acaba confessando sua armação e se desculpando com o Ted. Ele, sem ficar na defensiva, aceita o pedido de desculpas de Rebecca e a perdoa, com o objetivo de desenvolver uma boa relação e tornar um ambiente de trabalho positivo para todo o restante do time. 

Por fim, 

Liderar nem sempre é um desafio fácil, pelo contrário, é um jeito de viver com altos e baixos, o que faz com que você precise sempre estar em autocontrole e buscando o seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Líderes fora da curva, desenvolvem liderados fora da curva. Acredite! 

Fonte: UNESC Digital

Sobre o autor

Inscreva-se na nossa newsletter

    Inscreva-se na nossa newsletter

      Participe da nossa comunidade

      Outros conteúdos