Como reter o atleta para um próximo evento?

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Um evento esportivo requer muitos detalhes e preocupações que vão desde a pré-produção até o pós-evento. Durante a prova preocupações como a segurança, hidratação dos atletas, sinalização de percurso, kits, entre outros são essenciais. Tudo isso, para que os participantes sintam-se no evento. E claro, retornem na próxima corrida. Tarefa essa que nem sempre é tão fácil.

Fazer com que o atleta retorne ao evento requer preocupações que vão além da prova em si. Toda a estratégia de retenção do atleta na corrida precisa ser pensada para o antes, o durante e depois do evento. Por isso, a divulgação do evento em todas essas etapas é fundamental.

De acordo com Victor Saeta, diretor da SX2 Eventos, a divulgação pré-evento por meio de e-mail marketing é muito interessante, principalmente, quando o “mailing” de atletas é de uma empresa especializada em inscrições, como o Ticket Agora. Dessa forma, segundo Saeta, a divulgação é focada no público-alvo do evento aumentando assim a chances de retenção do atleta na prova.

Já para Rodrigo Medeiros, responsável por organizar eventos, como o Circuito de Corrida Track&Fiel, além da divulgação, o que acontece no dia da prova reforça se o atleta irá ou não voltar ao evento num próximo ano. “A vibração de toda a equipe no dia do evento sem dúvidas é um grande diferencial”, lembra o CEO da Latin Sports.

Por isso, antes da prova é essencial calcular bem todas as etapas do processo de organização e não economizar em dar conforto ao atleta. Segundo Victor Saeta, esse é um grande diferencial para que o ele retorne. “É importante fazer o atleta se divertir durante o evento, ele não pode ficar perdido”, completa o diretor da SX2 Eventos, que organizou em 2015 a Star Wars Run.

Ainda para Saeta, a prova precisa ser feita no lugar correto e oferecer toda a estrutura necessária para que o atleta se sinta confortável e tenha vontade de retornar no próximo evento. E para medir se o resultado foi positivo, Saeta realiza pesquisas durante a prova. “Tenho uma boa participação nas pesquisas. Cerca de 36%  dos atletas respondem”, conta. Para ele, isso faz a diferença porque os atletas gostam de ser ouvidos e se sentem prestigiados.

Rodrigo Medeiros também concorda e afirma que o grande diferencial na retenção de atleta é estar no evento e ouvir atentamente os participantes. “O feedback é instantâneo. Buscamos nos relacionar com os clientes o tempo todo do evento e muitos observam coisas que a organização as vezes pode não notar”, revela.

O pós-evento também é de grande importância na retenção do atleta. As redes sociais e os sites das provas são ótimos canais de relacionamento com o atleta por isso precisam ter todas as informações atualizadas. Isso garante um retorno no evento ainda maior.

O importante é analisar todos os detalhes de maneira minuciosa, evitando qualquer problema. E vale lembrar que além dos cuidados apontados, o evento deve sempre contar com um diferencial, já que esta também é uma das formas do atleta retornar ao evento.  “O foco é entregar uma experiência inesquecível em cada etapa e através deste cuidado manter o alto índice de retenção”, finaliza Medeiros.

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