Saiba como é organizado o super evento de Triathlon: Ironman
Um dos eventos que chama atenção no mercado esportivo é o Triathlon, por conta da complexidade de organizar três modalidades em uma só: natação, ciclismo e corrida. No Brasil, o Ironman, que reúne os três esportes em distâncias superiores às provas tradicionais de triathlon, chama bastante atenção, afinal, são 3,6km de natação, 180km de bike e 42km de corrida. Tudo para mais de dois mil inscritos.
Hoje quem tem o direito de organizar o Ironman Brasil é a empresa Latin Sports, que possui a chancela do evento e da marca. A etapa brasileira do Ironman acontece sempre na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, no mês de maio. Essa prova de triathlon costuma reunir inscritos do mundo inteiro porque garante vagas para o Mundial de Ironman no Havaí.
Para saber um pouco mais sobre a logística de organizar um evento desse porte, conversamos com o Carlos Galvão, fundador da Latin Sports:
TA: Quanto tempo antes começa as inscrições para o Ironman Brasil?
CG: As inscrições são abertas assim que todos os trâmites e autorizações locais para a prova estão definidos. Levamos em consideração, que inscrições de provas como o Ironman devem ser abertas com a maior antecedência possível, uma vez que o atleta requer um tempo maior de preparação.
TA: Como funciona a decisão dos preços da prova? O que precisa ser levado em conta?
CG: A decisão do valor da inscrição é definida junto à WTC (World Triathlon Corporation) e leva em conta a média global.
TA: E a escolha do local da realização do evento, como é definida?
CG: Uma cidade que deseje sediar um Ironman precisa oferecer três pilares estruturais:
1 – Disponibilidade técnica, ou seja, oferecer vias que suportem o percurso e não impactem muito fortemente no trânsito local durante o evento;
2 – Rede hoteleira porque precisamos ter disponibilidade de leitos suficientes para organização, atletas e acompanhantes;
3 – Investimento local, ou seja, ter disponibilidade de investimento no evento, uma vez que o impacto financeiro da prova é o que atrai cada vez mais cidades interessadas em sediar o Ironman.
TA: Que tipo de divulgação é necessário para um evento como Ironman? Como vocês fazem atualmente?
CG: No Brasil, conseguimos falar diretamente com o público utilizando nossa base de CRM e parceiros, tais como Federações e portais esportivos. No exterior, nosso principal canal é o portal Ironman.com, que divulga o calendário mundial do evento e é muito consultado por triathletas que optam por fazer uma prova fora de seu país. Trata-se de um público muito específico, por isso, buscamos focar nos canais diretos.
TA: Quantas pessoas estão envolvidas na organização e execução de um evento como esse?
CG: Em média temos no Ironman 100 pessoas envolvidas diretamente e mil pessoas entre staffs e voluntários.
TA: O que é indispensável em relação à segurança dos participantes?
CG: Temos muita atenção a alguns itens, tais como fechamento e isolamento adequado do percurso, hidratação e apoio médico. É muito importante que todos estes processos estejam funcionando adequadamente para que continuemos a garantir a segurança dos atletas nas provas do Circuito Ironman Brasil.