Ideias para o usar cupons de desconto no seu evento
Oferecer vantagens aos seus participantes pode ser um dos melhores jeitos de atraí-los, fidelizá-los e até mesmo dar uma turbinada nas inscrições do seu evento.
Oferecer cupons de desconto pode ser uma boa pedida e existem diversas formas de utilizá-los!
Nós listamos algumas para te ajudar a traçar essa estratégia.
Estude sua margem
Fique atento às suas margens de lucro. É válido dar descontos quando isso não for um “tiro no pé”.
O organizador deve dar vantagens aos clientes, mas sem causar prejuízos a si mesmo. Se necessário, limite o número de usos.
É importante também que a ação de utilizar cupons não seja algo corriqueiro, para não “viciar” o participante em se inscrever apenas quando há desconto.
Divulgue os cupons
De nada adianta fazer uma ação que te trará lucros, se ela não for bem divulgada e mostrar ao participante que de fato ele está sendo beneficiado.
Use e-mail marketing, redes sociais e o que mais você puder para divulgar o uso dos cupons.
Escolha o tipo de cupom
Há diversas formas de oferecer o cupom de desconto, você deve utilizar a mais viável ao seu objetivo de atrair mais inscrições. Os cupons podem ser:
- Por categoria: você pode escolher dar descontos naquela que têm menos inscritos ou na categoria mais cara para te trazer mais lucro. Estimule seu público a comprar os produtos que não têm uma saída muito grande.
- Oferecidos através de parcerias com influenciadores: alie-se à sites de descontos, influenciadores de redes sociais, youtubers e blogueiros para divulgar o link do seu evento e direcionar o tráfego dessas páginas. Oferecer descontos exclusivos para os clientes que chegam ao seu site por meio dessas parcerias é sempre uma boa estratégia, já que atinge nichos específicos de público.
- Promoções em dias específicos: tanto em datas comemorativas, quanto em determinados dias da semana, onde as estatísticas mostram que o úmero de vendas é menor.
- Oferecidos por email a quem abandou o carrinho de compras: é uma forma de recuperar aquele cliente e fazê-lo repensar sobre a inscrição, com a vantagem de um desconto. Você pode fazer isso estipulando um prazo determinado para o retorno à loja.
Dica extra
Muitos organizadores se questionam se aplicar cupons ou fazer uma promoção pode gerar uma situação desconfortável com os clientes que já haviam garantido a sua inscrição anteriormente.
Por isso, uma dica é sempre encontrar um motivo para a sua ação. Atrele o desconto a uma data comemorativa ou a uma ação onde isso já é esperado como a Black Week ou a semana do consumidor.
As formas de aplicar os cupons são muito variadas, quem faz a regra é você, entretanto é preciso deixá-la clara para não gerar confusão e perda de credibilidade.
Lembre-se que o negócio não pode prejudicar sua margem, ache um equilíbrio.
O desconto deve ser vantajoso tanto para o organizador quanto para o cliente.