Quais são os pontos chaves para um evento esportivo com mais de 20 mil pessoas?
Organizar um evento esportivo dá trabalho. Tudo precisa sair perfeito para garantir o sucesso da corrida. Imagine então organizar um “super evento” com mais de 20 mil atletas? A priori, o número assusta, mas se feito com muito empenho, estudo, divulgação, parcerias e respeito aos participantes e patrocinadores, tudo pode dar certo.
Para entender um pouco mais sobre as peculiaridades de um “super evento” conversamos com o Luiz Leite, sócio-diretor da CC&M, que tem na bagagem provas para mais de 30 mil pessoas, como as Maratonas de Revezamento Pão de Açúcar.
TA: Em eventos com mais de 20 mil pessoas, quais são as principais dificuldades na organização da corrida?
LL: Na verdade fazer um evento para mil, cinco mil ou 20 mil não muda as dificuldades que temos na organização de um evento, e sim as dimensões, que são maiores ou menores.
TA: Quantas pessoas precisam estar envolvidas na organização e execução de um super evento?
LL: Se são 20 mil corredores em revezamento, precisamos com certeza ter 800 pessoas no staff.
TA: Existe algum diferencial na entrega dos kits para uma quantidade tão grande de pessoas?
LL: Para um público deste porte, você tem que estar muito bem preparado. Os bastidores precisam estar bem organizados com uma frente de staffs treinada para atender todos. Além disso, precisamos de no mínimo dois dias para a entrega dos kits do evento, sendo o ideal três dias. Tudo isso deve ser pensado em respeito ao público para não haver perda de tempo com a entrega de kits.
TA: O público é sempre o mesmo nesse tipo de evento?
LL: Na corrida do Pão de Açúcar, por exemplo, temos aproximadamente 50% de novos adeptos todo ano, ou seja, o evento vem se renovando ano a ano. Dizemos que é um evento de entrada onde muitas pessoas, cerca de 40%, nunca correram antes e acabam vindo por conta do convite de amigos.
TA: E como funciona a divulgação desse tipo de evento?
LL: Temos um mailing muito bom na CC&M, com aproximadamente 150 mil pessoas cadastradas entre corredores e caminhantes. A partir desse mailing, as pessoas são comunicadas sobre o evento. Além disso, existem os grupos de corredores, assessorias esportivas, grupos de empresas, clubes, entre outros, que são impactados através de comunicação digital, redes sociais e também no corpo a corpo. Normalmente temos apoio de rádios, jornais, blogs que ajudam muito na divulgação