O futuro dos pagamentos para eventos esportivos com a descontinuidade do DOC
O Banco Santander anunciou, dia 31 de agosto, a antecipação da descontinuidade do método de transferência interbancária, o DOC, que estava previsto para 1º de novembro de 2023. Essa decisão e antecipação de um das maiores instituições financeiras do mundo é mais um passo no avanço das novas tecnologias como o Pix.
O aumento da adesão ao Pix é uma tendência mundial. No Brasil, o sistema já é o mais utilizado para pagamentos, com mais de 1,5 bilhão de chaves cadastradas.
Essa extinção do DOC marca uma clara evolução no cenário financeiro brasileiro, impulsionada pelo avanço tecnológico e pela busca por maior eficiência nas transações.
O Pix tem se destacado como uma alternativa mais moderna e ágil para transferências e pagamentos, tornando as transações mais rápidas, seguras e disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Comparado ao DOC, que muitas vezes levava horas ou até mesmo dias para processar, o Pix é uma revolução em termos de velocidade e conveniência.
A eficiência nas transações financeiras é um tema permanente em discussões no time de inteligência de mercado Ticket Sports, sendo crucial para o sucesso e a fluidez da venda de inscrições nos eventos esportivos no geral, e o Pix oferece exatamente isso.
Mas a extinção de serviços digitais não para por aí. Temos considerado como uma previsão a curto prazo no mercado de inscrições online no Brasil, que a forma de pagamento via boleto bancário está no mesmo caminho de descontinuação. Em agosto de 2023, o Ticket Sports registrou o maior número de vendas de inscrições online da sua história. Surpreendentemente, apenas 12% dessas transações foram realizadas por meio de boletos bancários, enquanto impressionantes 34% foram processados via PIX, e os outros 54% com o sempre eficiente e ainda o queridinho dos atletas brasileiros, o cartão de crédito.
Essa mudança é um reflexo claro da preferência dos participantes por métodos de pagamento mais ágeis e eficientes. Os boletos, que costumavam ser uma escolha popular, como ainda ouvimos de muitos organizadores, de fato, e os números dizem, estão perdendo espaço rapidamente e já registram queda também em regiões pelo qual sofria maior resistência dos atletas na compra de inscrições como o Norte e Nordeste do país.
Os benefícios do Pix, como a disponibilidade imediata de compensação ao organizador, a simplicidade na realização de pagamentos devido a segurança e a ausência de taxas para o participante usar o método, tornaram a opção mais atrativa rapidamente.
A descontinuação do DOC pelo Banco Santander em favor do Pix é um passo importante para a modernização das transações financeiras no Brasil, refletindo uma tendência geral de preferência por métodos mais ágeis. Além disso, a crescente participação do Pix em relação às vendas no Ticket Sports com a diminuição do uso de boletos bancários indicam claramente que essa forma de pagamento também está se encaminhando para o abismo das tecnologias obsoletas.