Running USA: dados e aprendizados
O Ticket Sports representou o mercado brasileiro em 3 dias de evento em Orlando
O maior evento do segmento de corrida dos Estados Unidos, aconteceu entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro na Flórida.
Mais de 500 pessoas participaram do Running USA, entre eles, organizadores de provas e fornecedores dessas experiências.
O evento acontece há 20 anos, sempre tratando os temas mais relevantes do mercado local, que calculamos ser aproximadamente 10 vezes maior que o brasileiro.
Com um apelo local, mas com a presença de pessoas do México, Canadá, e de federações europeias de atletismo.
Entre os brasileiros, os únicos representantes eram o Ticket Sports e FOTOP, ambos com estande na feira de negócios que contou com cerca de 50 expositores, super endêmicos.
Além da feira de negócios, o evento apresentou diversas palestras com especialistas, que são carro-chefe. Um summit clássico.
Expectativas e a posição do Brasil
Havia tempo que não aprofundava de forma objetiva o mercado americano. Há alguns anos, a sensação era de que sempre estávamos alguns anos atrasados nos debates, maturidade de mercado e movimentos de crescimento.
Um exemplo: em 2014 cresceu o número de maratonistas nos EUA, sabíamos então que, em 2-3 anos, aqui aconteceria igual. Então participar desse evento é, em tese, olhar um pouco para o futuro.
Na prática, não foi bem assim.
Talvez, as pautas debatidas sejam sim à frente do que vivemos no Brasil, mas, não há uma maturidade tão significante de mercado, tão descolada da nossa realidade.
A verdade é que não devemos muito aos yankees. O evento, por exemplo, carece em oferecer sofisticação, tecnologias mais revolucionárias e
mercado pujante.
É um tratamento de comunidade, com dificuldades semelhantes às brasileiras de gerar receitas, mas algumas coisas são diferentes.
Enquanto aqui estamos sempre lutando arduamente por patrocínios, há uma estabilidade maior nesse tópico por lá. Há também uma grande diferença de como tratam eventos e ações de caridade, um elemento quase indissociável do segmento Running.
A experiência de sermos os únicos brasileiros por lá foi interessante nesse sentido. Dá para sentir quando alguns temas eram tratados como óbvios, enquanto para nós, ainda é uma luta.
Por outro lado, voltamos com uma boa autoestima. Falando de Ticket Sports, estamos colados com relação a produto, posicionamento e estratégias de crescimento.
Setor em crescimento
Além dos temas mais recorrentes, houve também uma atualização nos dados de comportamento de mercado e crescimento de corredores e no tamanho dos eventos.
Dados da RunSignUp, maior plataforma de inscrições dos EUA – e uma de nossas inspirações – dão conta dessa melhoria de performance do setor.
Como temos dados Brasil, vamos também seguir com alguns comparativos. O número de atletas cresceu em 10% com relação a 2022. No Brasil, tivemos 16% de crescimento (o que talvez se explique pela base menor).
2023 foi também o primeiro relato de aumento pós 2019, último ano pré-pandemia, com importante 1% de incremento após 5 anos.
Houve também um crescimento de atletas que completaram meias-maratonas, com incremento de 13% e as mulheres são 53% do mercado americano.
Entre as notícias menos otimistas, 5% das empresas que fizeram corridas em 2022 não fizeram em 2023. Ou seja, quebraram.
De qualquer forma, o evento apresentou um clima geral de otimismo, viés de profissionalização e muitas semelhanças com as dores do mercado brasileiro.
Interessante notar essa perspectiva mundial de crescimento, é um padrão nas conversas com diferentes empresários de diferentes nacionalidades.
O ano começa com Running USA reunindo uma comunidade fortalecida por bons negócios e foco em atrair novos atletas.
No Brasil, estamos de olho, inspirados e inspirando.