Protegendo os dados pessoais dos atletas: Responsabilidade dos organizadores e seus fornecedores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

No mundo digital do mercado esportivo, os dados pessoais dos atletas são um ativo precioso. Neste artigo, exploramos a responsabilidade dos organizadores de eventos esportivos e de seus fornecedores nos cuidados e proteção dessas informações.

Ao organizar um evento esportivo, é importante escolher fornecedores de qualidade para todos os serviços necessários. Isso inclui, principalmente, os serviços que estejam utilizando os dados das pessoas, como nas inscrições e pagamento online, credenciamento e resultados dos atletas.

A escolha de fornecedores de qualidade é importante para garantir a segurança e a privacidade dos dados dos atletas participantes do evento. Esses dados normalmente são usados para fins de marketing, mas também podem ser usados para fins fraudulentos, como roubo de identidade ou fraude financeira caso não estejam sendo bem cuidados.

De acordo com um estudo da empresa de segurança cibernética Kaspersky, o panorama de ameaças mostra que o Brasil registra mais de 1.5 mil ataques de malware por minuto e golpes com mensagens fraudulentas (phishing) explodem em todos os países. Esses ataques podem resultar no vazamento de dados pessoais, o que pode causar danos financeiros, morais e reputacionais às vítimas.

Por isso, é fundamental que as empresas parceiras, como fornecedores de inscrições online, credenciamento e de resultados dos eventos, tenham como compromisso o tratamento e segurança dos dados. Elas devem adotar medidas para proteger os dados contra acesso não autorizado, perda ou destruição.

Algumas medidas que o Ticket Sports adota para garantir a proteção dos dados de seus clientes, organizadores e participantes, incluem:

  • Criptografia para proteger os dados em trânsito e em repouso.
  • Políticas e procedimentos de segurança criteriosos.
  • Realizar frequentemente discussões e conscientização sobre a segurança de dados para colaboradores.

Reafirmamos a importância de que os organizadores de eventos devem exigir que os fornecedores apresentem seu compromisso com a segurança dos dados. Eles podem, por exemplo, fazer isso solicitando uma declaração de política de privacidade e segurança da empresa. A política de privacidade deve explicar quais dados são coletados, como os dados são usados e como são protegidos.

De acordo com um estudo divulgado pela PSafe referente aos hábitos de compra on-line dos brasileiros aponta que ter os dados vazados é a principal preocupação dos respondentes ao comprarem pela internet. Em uma pergunta onde era possível escolher mais de uma alternativa, 59% dos entrevistados revelaram que esse é o principal temor, o que corresponde a 3 a cada 5 pessoas.

Em seguida, aparecem como principais preocupações ter os dados bancários roubados (52%), ter o cartão clonado (48%) e não receber o produto/serviço (48%).

A pesquisa foi realizada em 2021, com a participação de 8.606 pessoas, usuários do aplicativo dfndr security. As projeções utilizam como base o número de usuários do sistema Android no país, que seriam 131,1 milhões de pessoas.

Confira aqui a pesquisa na íntegra.

Esses números confirmam o cuidado que os organizadores de eventos precisam ter com os dados das pessoas e a escolha de seus parceiros.

“A segurança é uma prioridade e estamos sempre investindo em tecnologia e processos para garantir a privacidade dos dados dos nossos clientes”, afirma Denny Carvalho, CTO Ticket Sports.”

Globalmente, 60% das empresas afetadas por invasões digitais aumentaram os preços de seus produtos ou serviços após uma violação de dados; No Brasil, o custo médio de uma violação de dados aumentou quase 10% nos últimos dois anos, chegando a R$ 6,45 milhões, afirma o estudo da IBM sobre o assunto.

Por isso, é importante que os organizadores de eventos esportivos questionem os fornecedores de serviços que atuem diretamente com dados das pessoas sobre as medidas de segurança que eles adotam para proteger estes dados, sendo importante considerar os seguintes fatores:

  • Reputação: Pesquise a reputação da empresa no mercado, Reclame Aqui é um bom ambiente de análise.
  • Experiência: Certifique-se de que a empresa seja uma empresa de verdade, que tenha experiência em atendimento a eventos esportivos de todos os portes.
  • Segurança financeira: Pergunte à empresa sobre as medidas de segurança que ela adota para proteger o seu dinheiro, no caso de um fornecedor de inscrições online como o Ticket Sports.
  • Tratamento e segurança dos dados: Pergunte à empresa sobre as medidas de segurança que ela adota para proteger os seus dados e os dados dos participantes de seus eventos.

Ao escolher fornecedores de serviços digitais para eventos esportivos, é importante considerar a segurança financeira e o tratamento e segurança dos dados. Empresas que não investem nesses aspectos são mais propensas a sofrer ataques e colocar os dados dos participantes e seu dinheiro em risco.

No Ticket Sports adotamos investimentos constantes em tecnologia, segurança financeira, tratamento e segurança dos dados para que estejamos sempre à frente nas novidades em safety security.

Links úteis:

Brasil e a cibersegurança: ainda somos o maior alvo de ataques na América Latina
https://www.kaspersky.com.br/blog/panorama-ameacas-latam-2022/20311/

3 a cada 5 brasileiros têm medo de terem seus dados vazados ao comprarem online
https://www.psafe.com/blog/3-a-cada-5-brasileiros-tem-medo-de-ter-seus-dados-vazados-ao-comprarem-on-line/

Estudo IBM: consumidores pagam o preço por violações de dados
https://www.ibm.com/blogs/ibm-comunica/estudo-ibm/

Sobre o autor

Inscreva-se na nossa newsletter

    Inscreva-se na nossa newsletter

      Participe da nossa comunidade

      Outros conteúdos