Vem, 2023! Retrospectiva, análise e dicas.
2022 foi um ano agitado.
Eleições, Copa do Mundo, um cenário de instabilidade e falta de respostas para o mercado esportivo acabaram deixando as coisas um tanto quanto emocionantes.
Fizemos uma retrospectiva mês a mês do que aconteceu não só aqui no Ticket, mas no Brasil e no mundo e nossa!
Esse ano foi intenso!
Começamos 2022 com avanço no programa de vacinação e calendário de eventos lotando todos os finais de semana.
Também decidimos deixar o Ticket Agora para trás e assumir uma nova identidade: Ticket Sports.
Tudo isso marcado pelo lançamento do aplicativo e muitos (muitos mesmo) conteúdos produzidos para o mercado.
Conseguimos trazer o TS Summit de volta e tivemos a oportunidade de nos reunir novamente com quem faz esse marcado acontecer.
Finalizamos o ano felizes, vendemos 1 milhão de inscrições e tivemos conquistas inimagináveis.
Para não deixar a peteca cair, deixo aqui algumas dicas de planejamento para 2023.
Spoiler: o próximo ano será tão agitado quanto o anterior.
Olhe para os seus custos
Já falamos isso em outros textos aqui no HUB.
Mesmo com receita na mesa, você precisa olhar os seus custos.
Isso porque estamos enfrentaremos um período instável na economia.
O PIB cresceu apenas 0,4% no terceiro trimestre de 2022 e a previsão de crescimento é de apenas 0,75% em 2023.
Em um cenário que a taxa de juros continuará elevada, os investimentos das empresas diminui, aumentando o desemprego.
Aliado a isso, a inflação alta reduz o poder de compra das famílias que consequentemente ficam com menos recursos para investimentos.
Por isso, a dica é: fique de olho nos custos e tente trabalhar mais leve, com o mínimo de verticalização possível.
Invista no seu negócio e tenha parceiros fortes, de fora do seu core-business.
Eventos em todos os lugares
Se você estava atento em 2022, pôde perceber que os seus concorrentes não são mais apenas outros eventos esportivos.
Isso porque eventos como festivais, shows e feiras tiveram um forte crescimento!
De acordo com um estudo divulgado pelo Banco Itaú, Análise do Comportamento de Consumo, houve uma alta de 939% no valor gasto com ingressos pelo público brasileiro nesse tipo de evento.
A última edição do Rock in Rio levou mais de 700 mil pessoas ao evento (muitas de fora do Rio de Janeiro).
Já o Lollapalooza recebeu 300 mil pessoas.
É gente demais e pode apostar que agora você precisa ficar de olho nesse tipo de evento também!
Estude o seu público
Clichê? Talvez.
Mas se tem uma coisa que fazemos – e amamos – é estudar o público que passa pelo Ticket Sports.
Temos dados e os usamos para entregar conteúdo para organizadores e marcas.
Você também pode fazer isso!
Você também possui a base dos seus clientes, sabe frequência de compra, comportamentos e dados demográficos que, acredite em mim, valem ouro.
Use isso da melhor maneira.
Estude os seus clientes e comece a olhar para o seu produto com outros olhos.
Além disso, a base de dados organizada ajudará na criação de campanhas mais alinhadas com as expectativas do seu público.
Consequentemente ajudará a melhorar a experiência do participante.
Bom ano para nós!
Essas são apenas reflexões que me passaram pela cabeça nessa última quarta-feira do ano.
Tenho certeza que 2023 será um ano de muito trabalho e estaremos juntos para alcançar todas as metas traçadas (já fez as suas?).
Um bom ano para nós!
Nos vemos em breve.