3 motivos para usar Real Time Marketing no seu evento
Você pode não ter escutado falar do termo Real Time Marketing, mas com certeza sabe do que ele se trata.
Para entender um pouquinho mais, precisamos olhar para o mundo e como as pessoas vivem quase sempre com uma característica em comum: o imediatismo.
Sim, é o imediatismo que guia o conceito Real Time Marketing. Por quê? Porque a internet é rápida, exigente, eufórica e com certeza uma parcela dos seus participantes se encontra nesse meio.
Entenda o conceito
Quando algum participante faz uma pergunta via Instagram ele espera receber uma resposta em poucos minutos. Isso acontece pois o público exige cada vez mais agilidade nas suas relações online, seja com um evento, uma marca, um amigo…
É esse o principal conceito de Real Time Marketing: ser ágil diante um feedback, uma pergunta ou um comentário.
Isso significa que o conceito está apenas atrelado às redes sociais? Mais ou menos. Sabemos que o imediatismo está muito presente nesse meio, mas espera-se que a agilidade exista também via e-mail, telefone, Google…
Resumindo um pouco, Real Time Marketing é a interação em tempo real que você tem com os seus clientes visando a criação de um vínculo.
Agora vamos entender porque é importante usar isso para os seus eventos.
Permite usar tendências e memes
Você já deve ter visto as redes sociais do mundo do esporte que são inteiramente voltadas para tendências e memes.
Perceba que nessas contas (Instagram, Twitter, Facebook) a interação entre pessoas é enorme.
Isso é o marketing em tempo real na sua forma mais pura.
Mas engana-se quem pensa que basta estar disponível para responder as pessoas e tudo certo.
Toda estratégia precisá de muito planejamento, afinal você precisará de muito esforço para pensar em uma campanha e estar disponível para responder a coisa certa, na hora certa.
Segmentação
Amamos falar disso por aqui.
A segmentação vai permitir com que você direcione campanhas e atinja públicos nichados.
Por exemplo, você pode usar informações e notícias do dia a dia que tenham a ver com o seu público para criar interação.
A criatividade do seu time tem que estar bem afiada nessas horas!
Aposte em enquetes, estimule comentários, faça mini jogos e esteja sempre atento as novidades.
Está todo mundo comentando sobre alguma notícia e você consegue trazer ela para dentro do seu universo? Faça!
Em 2014 a Coca-Cola foi a marca mais lembrada durante a Copa do Mundo no Brasil, mas não foi a toda que isso aconteceu, a equipe de comunicação apostou em Real Time Marketing e criou peças para as redes sociais de acordo com o resultado dos jogos gerando muito engajamento.
Aproxima e humaniza o seu evento
Se você ainda não se convenceu a usar essa estratégia para o seu evento, saiba que um Real Time Marketing bem feito pode te aproximar dos seus clientes de forma única.
Como disse anteriormente, se planejar para usá-la cria um vínculo e futuramente ajuda a fidelizar seus clientes.
Estar presente e se mostrar disponível é quase que uma regra para o mundo atual.
Pense nisso como um investimento!
Dica extra
Para acompanhar tendências e usar como estratégia use ferramentas como Google Trends e até mesmo os trending topics do Twitter.
Com certeza ajudará a equipe a achar o assunto perfeito.
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