Como engajar o seu cliente?
Conquistar uma base de clientes com um bom engajamento é o objetivo de qualquer empresa.
Por isso, é importante realizar ações, tanto online quanto offline, que gerem mais reconhecimento e então maior autoridade no mercado.
Mas, como conquistar e fidelizar essa base de clientes?
Claro que, na teoria, tudo é sempre mais simples, porém, seguindo algumas dicas, a prática também pode se tornar mais fácil do que realmente parece.
De acordo com Philip Kotler, conquistar novos clientes pode ser de cinco a sete vezes mais caro do que para manter um consumidor atual.
Sendo assim, a primeira dica é:
Tratar e cuidar daqueles clientes que já estão em sua base, para então fidelizá-los.
Aqui não estamos descartando os novos leads, no entanto, Philip comprova que manter o seu cliente atual, acaba sendo mais fácil e barato.
Mas, como fazer isso? Faça-o entender os seus diferenciais; traga o seu cliente sempre para perto e então o deixe satisfeito para que então se torne leal e engajado à sua marca.
Além de fidelizar o seu cliente, é necessário que ele esteja satisfeito.
Sabemos que nem sempre um cliente leal está satisfeito.
Por isso, a segunda dica é:
Satisfaça seu cliente com suas entregas, sendo ele um cliente leal ou não.
Um cliente satisfeito é um cliente engajado.
Ele aceita melhor suas comunicações, com vontade de interagir e participar.
Outra dica importante é: se relacione com seu cliente. Ele gosta de ser ouvido e de conhecer a entrega da empresa.
Ao se relacionar com ele, passará a conhecer quem são e então fazer questão de engajar e participar do dia a dia e suas comunicações.
E, finalmente, mas não menos importante:
Entregue sempre as melhores experiências.
A experiência se inicia a partir do momento em que aquela pessoa se torna um lead; uma oportunidade.
Mostre o que oferecem e o que ainda podem oferecer, faça o seu cliente sentir como parte da empresa, desde o momento em que ele chegou. A experiência acontece desde o primeiro contato, até a sua entrega e, principalmente, após ela.
Lembre-se, o pós-entrega é essencial e te deixará ainda mais perto e conectado com seu cliente.
Por fim, é importante lembrar que engajar um cliente não está restringido somente ao virtual.
Engaje o seu cliente em um nível que o faça ter vontade de participar dos seus eventos, ir prestigiá-los em um local, falar de você para um concorrente.
Dessa forma, conseguirá sempre manter a lealdade e satisfação de cada um deles.