5 dicas para automatizar o atendimento do seu evento
De acordo com a Opinion Box (Pesquisa de Mercado Online), 70% dos consumidores preferem entrar em contato com as empresas por meio do WhatsApp ou Facebook Messenger, o que mostra que manter o atendimento nesses canais é de extrema importância e, até mesmo, estratégico.
O chatbot para WhatsApp funciona de forma autônoma e vale lembrar que esse é um dos principais motivos das reclamações dos consumidores em centrais de atendimento e sistemas de feedback, como Reclame Aqui.
O software garante uma interação rápida e alinhada às expectativas de seus atletas, porém, claro, isso vai depender de como você prioriza este tipo de relacionamento.
A seguir, separamos um passo a passo para a criação de um chatbot de atendimento via WhatsApp:
1. Desenhe sua estratégia
A definição de estratégia passa pelo entendimento do que você vai priorizar, se é a questão de usar o chatbot para um único evento, gerar e qualificar Leads ou para melhorar o relacionamento direto com participantes em geral.
Pense nas mensagens de acordo com o objetivo principal.
Se o foco é fazer os atletas avançarem na jornada de compra, então, é preciso criar gatilhos para que eles tenham as condições para isso.
Para vendas, uma sugestão é trabalhar com lista de transmissão e a utilização de cupons de desconto com condições especiais para que você crie a sensação de urgência.
2. Escolha uma plataforma para criar o chatbot
Para iniciar a parte operacional é essencial escolher uma plataforma que tenha integração nativa com o WhatsApp Business API. Algumas dicas que podem facilitar sua escolha:
- optar por uma ferramenta que integre não apenas o WhatsApp, mas outros perfis de conversa, como Telegram, Instagram e Facebook Messenger;
- contar com dashboards que facilitem a análise dos dados — quanto mais informações disponíveis, mais simples vai ser entender se os fluxos estão indo bem e se é necessário fazer ajustes na estratégia;
- fazer análise das emoções em cada atendimento, essa é outra maneira de entender o quão satisfatórias estão sendo as conversas via chatbot;
- ter um bom sistema de inteligência artificial, garantindo a humanização dos atendimentos.
3. Peça autorização dos atletas
Sabemos que você já sabe, mas não custa nada lembrar que, para que seu fluxo esteja de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é preciso pedir autorização para conversar com as pessoas via WhatsApp.
Por isso, acrescente o campo de opt-in com uma mensagem bem clara, do tipo “ Aceito receber mensagens da [nome da empresa]” é sempre importante. Inclusive, é algo que você pode solicitar no ato da inscrição criando uma pergunta com este intuito.
4. Crie as conversas e fluxos
Agora você já pode começar a criar cada fluxo e conversa.
Lembre-se de que, são sempre pessoas falando com pessoas, por isso, as mensagens do chatbot devem trazer essa personalidade, com linguagem direta, uso de emojis e CTAs (call to action) bem claros.
Outro ponto importante aqui é que essa etapa precisa ser revista com frequência, entendendo como estão as taxas de engajamento e conversão.
5. Faça a aprovação das mensagens
O WhatsApp precisa aprovar os templates das mensagens que serão enviados pela sua empresa aos atletas.
Isso significa que o texto deve ser aprovado e dar margem para apenas algumas variáveis (como a de nome).
A prática é essencial por um motivo bem simples: o WhatsApp bloqueia uma mensagem que não teve o template aprovado.
E, caso isso aconteça, você acaba perdendo tempo e esforços.