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  3. Rock’n’Roll Running Series: na vanguarda dos eventos temáticos

Daniel Krutman · 5 mar, 2024

Rock’n’Roll Running Series: na vanguarda dos eventos temáticos

Na conferência Running USA deste ano conheci o criador de uma das provas mais bem-sucedidas da história da corrida – que hoje é um circuito mundial, a Rock’n’Roll Running Series.

Mr. Tracy Sundlun, já veterano dos eventos esportivos, fez um grande trabalho ao ser pioneiro em unir música e corrida, em um caso mundial de sucesso para provas temáticas.

Conversamos que, há alguns anos ele vendeu o evento, originalmente de San Diego – CA,  para um grupo maior. Está curtindo outros projetos e uma nova fase da vida.

De qualquer maneira, é uma aula de história. A marca é uma das minhas referências do nosso setor desde sempre – e globalmente falando. 

Por um motivo simples: inclusão. 

Este encontro me inspirou nesse artigo, que fala de um case único, mas também sobre legado, eventos esportivos e música.

Rock’n’Roll Running Series é acesso e diversão

Runners leave the start line during the 2019 Rock’n’Roll San Diego Marathon & 1/2 Marathon on June 02, 2019n )

O circuito teve início em 1998 com um objetivo simples: tornar a corrida mais acessível e divertida para participantes de todos os níveis de habilidade. Funcionou.

Com o passar dos anos, o evento consolidou-se como um dos eventos de corrida mais icônicos e esperados, com atrações grandes, espalhado por dezenas de cidades nos EUA em um modelo de franquia. 

E ainda, Rock’n’Roll Running Series começou também a expansão internacional: já foi realizada em 9 países. Entre eles estão os Estados Unidos, Espanha, México, Canadá, Irlanda, Portugal, Inglaterra, China e França.

É muito legal estudar projetos como este, que revolucionaram nosso setor. 

As pessoas precisam de motivos para continuar treinando, ou para começar no esporte. A Rock’n’Roll inclui em seu rol de desafios maratonas, meias maratonas, 10Ks, e 5Ks, mantendo foco principal nas distâncias de entrada. 

As provas temáticas, por mais que, por vezes, não levem o rigor técnico de momentos mais competitivos, têm uma função gigante na renovação de público, em criar base para o crescimento de todo setor.

Chegam pessoas que ficam para sempre conosco. 

Mantendo-se relevante

Em fevereiro de 2024, 27 mil pessoas se reuniram em Las Vegas para mais uma edição da Rock’n’Roll Running Series. A corrida, noturna por essência, teve distâncias de 10K e maratona. 

Além da prova e das atrações musicais, o evento mantém espírito competitivo, trazendo boas premiações e atletas de elite, além de ativações de entorno, como aulas de Yoga, expo, lojas e espaços de patrocinadores.

Apesar de tudo isso, a chave está na identidade. 

“Bringing Fun To The Run”. 

Por mais de 25 anos a estratégia manteve-se a mesma e alcança gente diferente. Não são necessariamente aquelas pessoas que treinam no parque às 5h da manhã. 

É eclético, noturno, criativo. 

Todo projeto como este precisou de muita coragem para começar – e vale para refletir: no que nossa empresa está contribuindo para o segmento? Nossos projetos vão parar de pé 25 anos depois de criarmos?

Seus eventos são feitos para você ou para o mundo?

Playlists criam atmosfera

Aqui no Brasil temos um case muito legal com a Rolling Stone, antes revista e atual plataforma de conteúdo sobre música, e sua corrida sempre relevante no calendário. 

Traz bandas legais de verdade, cerveja e – olha só – esporte. 

A música e o esporte têm uma ligação íntima. São atividades humanas profundas. Quando se juntam criam algo diferente. A gente vê DJs, bandas, baterias durante percursos – e isso alimenta a energia. A escolha da música da largada é um cuidado. 

Rock’n’Roll Running Series já trouxe bandas e artistas bem bacanas (humilde opinião) e outros bem famosos ao longo da história. Tocaram no evento, por exemplo: 

  • Snoop Dogg
  • Sheryl Crow
  • Third Eye Blind
  • B-52s
  • Pit Bull
  • Journey
  • Flo Rida
  • Goo Goo Dolls
  • Macklemore & Ryan Lewis
  • The Wallflower
  • Kesha

Eles também soltam as playlists mais legais em seus canais, sempre com foco em estimular os treinos e embalar as subidas. 

(Não há um consenso sobre performance X fones de ouvido, mas não é esse o caso). O caso é que, para muita gente, a música tem efeito motivante, criativo e inspirador. 

E, de novo, é para valorizarmos os eventos que não estão só preocupados com performance. Sim, são a base, o fundamento. Mas, para um esporte que se diz o mais democrático de todos, as diversas maneiras de trazermos novas pessoas valem ouro.


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