5 dicas para manter uma boa comunicação com o seu cliente

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Com certeza você já deve saber que o cliente é considerado o foco principal de um negócio.

Não basta apenas entregar e vender o produto, mas melhorar dia após dia a comunicação e relação com seu consumidor.

Afinal, de que vale oferecer o melhor produto ou serviço do mercado se o processo até esse momento ou após foi falha?

Por esse motivo, visando agregar ainda mais no seu negócio, decidimos trazer para você alguns tópicos e dicas importantes para estabelecer uma boa comunicação com eles.

Analise e entenda quem é o seu cliente

Traçar e definir uma persona para seus clientes, te permitirá entender o que ele precisa e como ele se comporta.

Adquirindo esse entendimento, será possível construir e estabelecer uma relação mais humanizada e empática.

Segundo Steven Macdonald, foi realizada uma pesquisa pelo Journal of Consumer Research que demostrou que 50% da experiência do cliente é fundamentada na emoção.

Tais emoções podem definir as próximas atitudes, sessa forma, os clientes se tornam leais porque se encontram emocionalmente ligados ao consumo de seu produto.

Crie jornadas do cliente dentro do seu negócio

Ao estudar e entender quais sãos os passos dados por seu consumidor até adquirir o seu produto ou serviço, você poderá se comunicar com ele durante cada etapa do processo.

Com cada comunicação feita será possível reter ainda mais seu cliente, além de obter feedbacks sobre os processos e se tornar mais competitivo no mercado.

Para a criação de uma jornada, Gustavo Almeida e Yamile Macheca (FGV) trazem um pensamento importante: “a jornada do cliente pode ser específica para cada empresa, setor, produto, perfil de cliente, processo ou serviço.

Existem múltiplas variações, que refletem diferentes modelos ou caminhos percorridos pelos clientes durante a sua interação com a organização”.

Por isso é necessário construir um trabalho minucioso sobre cada jornada.

E, por falar em Feedback, mensure os dados coletados

O cliente gosta de ser ouvido.

Forneça pesquisas, de abertura para que seu cliente possa se abrir e colaborar ainda mais com o seu negócio; com certeza existem outros consumidores assim como ele.

Aposte em equipes mais humanizadas de atendimento 

Sabemos que quando existe algum problema a ser resolvido, a primeira palavra deve ser de conforto.

Com uma equipe empática, que se coloque no lugar do cliente, o que seria uma conversa talvez problemática pode conquistar mais ainda seu cliente.

Além do atendimento humanizado, possibilite ao cliente um contato fácil e ágil

Os tempos mudaram e com a nova era digital, o senso de urgência está elevadíssimo.

Ao mesmo tempo em que se dá a primeira palavra de conforto, é necessário ser rápido e efetivo. Utilize de métricas para entender o quão ágil e eficiente vem sendo o atendimento e comunicação com o consumidor. 

Listamos aqui alguns pontos básicos que podem auxiliar nessa boa relação e comunicação com os seus compradores. Mas, afinal, quais são os benefícios disso?

Pontos importantes

  • Retenção do cliente;
  • Mais engajamento desse consumidor;
  • A probabilidade de ele recomendar seu produto ou serviço é muito maior;
  • Além, claro, do fortalecimento da marca no mercado.

Essa última, mas não menos importante, possui um grande peso.

É extremamente válido considerar que, nos dias de hoje, grande parte dos consumidores são influenciados por comentários ou experiências de outras pessoas.

Sendo assim, independente do seu tipo de serviço ou produto, conheça seu cliente, se comunique e, principalmente, de ouvidos a ele.

É importante que o consumidor seja parte do seu “time” e jogue junto com você.

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