A importância do pós-venda para o seu evento
Você já parou para pensar que a experiência da inscrição em um evento vai muito além do que o simplesmente efetuar compra?
Toda vez que compramos algo, levamos conosco uma experiência que perdura por um tempo, seja um bem durável ou de rápido consumo. Mas, no caso de um evento é ainda mais importante: compramos uma expectativa de algo que ainda está por vir.
Muitos organizadores ignoram a parte do pós-venda e acham que conquistar novos participantes é o único trabalho no período de inscrições e simplesmente param de se comunicar com participantes antigos ou já inscritos.
Atenção com o seu cliente é essencial! Alguma vez na vida você deve ter se deparado com uma marca que não deu auxílio nenhum após surgir uma reclamação. Sendo consumidor, nessas horas você tenta de tudo: reclamar no Facebook, ligar para o SAC, entrar em contato com algum advogado que possa te ajudar… Todo mundo já passou por alguma situação assim, não é?
O mais importante é que você entenda que um evento começa no momento em que o participante compra a inscrição. É uma jornada de conversa que dura desde a expectativa, a emoção, em muitos casos o treino, e que continua até depois do evento acontecer.
Nessa jornada não pode faltar conteúdo, interação e diálogo. Separamos algumas dicas de como manter um pós-venda eficiente com o seu participante. Construa um evento mais forte, com participantes mais engajados e conectados à sua marca. Sabe como?
- Conheça seus participantes.
Mantenha sempre o cadastro atualizado, com as informações mais relevantes como nome, telefone, e-mail, histórico de compras e etc. Isso vai facilitar bastante na hora de entrar em contato e ajuda a conhecer melhor o perfil das pessoas que compram ou acompanham a sua marca.
- Ouça mais.
Sabe aquele ditado “fale menos e ouça mais”? Então, no pós-venda isso vale, e muito! Ouvir o que o cliente tem a dizer é importante e pode render ótimas melhorias.
Outra dica importante é agir de forma pró ativa, ou seja, entrar em contato para saber se está tudo bem ou perguntar como foi usar o seu serviço e se ele tem alguma sugestão.
Por exemplo, após uma corrida, é importante entrar em contato por meio de algum canal para saber se as expectativas foram alcançadas, se ele teve algum problema, como foi a retirada do kit e etc.
- Seja rápido.
Não deixe nenhum cliente esperando muito tempo após fazer uma pergunta ou reclamação. O tempo em que você vai respondê-lo pode ser crucial para um pós-venda eficiente.
Lembre-se: se o cliente fez alguma reclamação significa que ele teve uma experiência ruim. Por isso, resolver essa situação o quanto antes é prioridade para que esse quadro seja revertido.
- Mantenha os canais sempre abertos.
Hoje existem tantas maneiras de se comunicar que acaba sendo difícil acompanhar todas elas. Mas tenha em mente que o participante do seu evento pode entrar em contato com você em qualquer canal que você utilize como Facebook, Instagram, Twitter, E-mail, Telefone… Fique sempre de olho em todos eles e não deixe passar ninguém!
- Produza conteúdo relevante.
Nada está óbvio na cabeça do cliente como está na sua. Na construção dessa jornada de engajamento é importante comunicar todos os detalhes sobre o seu evento: localização, estacionamento e até os direitos e deveres de cada participante.
Uma coisa muito legal de explorar, por exemplo, são as fotos do evento passado (se houver!). Elas resgatam a energia e emoção do momento e, além de ajudarem a trazer novas inscrições, reforçam a experiência positiva como nenhuma outra ferramenta.
Estas foram algumas dicas para você entender o princípio de um pós-venda eficiente. Mantenha-se sempre informado e sempre dê uma passada aqui no Blog, a gente sempre dá dicas bacanas 😉