Benchmarking: como olhar para a concorrência
Se você tem como estratégia olhar para a concorrência, você faz o famoso benchmarking.
Esse termo é muito presente no universo dos negócios e basicamente significa analisar as melhores práticas dos concorrentes para melhorar o seu próprio resultado.
Fazendo benchmarking você estará sempre buscando a evolução do seu negócio, tornando a sua cultura de melhoria uma prática consistente.
Organizadores de eventos esportivos devem analisar conceitos criativos de eventos, identidade visual, ferramentas utilizadas, forma de atendimento e tudo que envolve os processos para a realização de um evento.
A regra é simples: você precisa se inspirar no seu mercado para:
- Melhorar o seu atendimento;
- Acompanhar as novidades do mercado;
- Oferecer experiências cada vez melhores;
- Reduzir custos;
- Se destacar.
Por que organizadores precisam fazer benchmarking?
O universo de eventos tem uma vantagem muito grande para quem quer aplicar essa prática. Isso porque os eventos são experiências abertas, com todas as qualidades e defeitos transparentes.
A análise deles já permitirá que a sua equipe se reúna para gerar insights para a melhoria da experiência que você proporciona.
Olhe para o mercado de eventos de forma geral
Quem acessa o HUB deve fazer parte do mercado esportivo, mas o benchmarking também permite que organizadores olhem para todos os nichos. Por exemplo, shows, festivais, eventos corporativos, baladas e etc.
Todos eles podem te dar ideias sobre organização, experiência, organização de staff e muito mais.
Dicas importantes
Treine o olhar para captar informações relevantes: todo organizador deve ter um olhar crítico e perceber sutilezas que permeiam esse universo, mas além disso é importante que conversas com outros organizadores acontecem frequentemente.
Estabeleça o que será analisado: sim, você pode olhar para eventos de uma forma geral, mas qual é seu principal gargalo? Faça uma lista dos principais aspectos a serem observados e os seus objetivos. Por exemplo, a sua lista pode ser composta de:
- Estratégias em redes sociais;
- Agilidade de atendimento;
- Composição de kits;
- Melhorias de percurso;
- Preços praticados.
Use as informações coletadas e estabeleça metas para a implementação da melhoria: o benchmarking é um exercício que se aperfeiçoa na repetição. Com o tempo será necessário organizar todos os insights e começar a implementá-los.
Para isso será necessário muito planejamento e organização para que depois da implementação haja uma análise de resultados. Afinal, nem tudo o que você observar na concorrência servirá para o seu negócio.
O importante é testar.
Dica extra
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O evento acontece no dia 16/08 e oferece preços especias para clientes Ticket Sports.
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