Boas práticas para comunicar dentro do aplicativo
Em fevereiro lançamos o app Ticket Sports e desde então, analisamos o comportamento dos participantes dentro da ferramenta.
Tudo é diferente. As métricas, os resultados de campanhas, o desempenho de vendas…
Para mostra um pouquinho desse novo universo, decidi trazer alguns aprendizados e boas práticas que identificamos até agora.
Ah e se você quiser dar uma olhadinha nas nossas primeiras percepções com o lançamento, é só clicar aqui.
Push notification
Quando baixa um app, você deixa ou não habilitada a opção de receber notificações?
O mundo é basicamente dividido entre dois grupos: os que gostam de receber notificações e os que detestam.
Por isso, nós precisamos entender qual a melhor forma de conversar com aqueles que preferem receber esse tipo de informação.
Uma pesquisa da empresa de marketing global Responsys apontou que o push notification tem uma taxa de abertura 50% maior do que os e-mails.
Além disso, a pesquisa analisou 1.200 adultos e descobriu que seis em cada 10 pessoas baixaram aplicativos de suas marcas favoritas e sete em cada 10 que fizeram o download acabaram ativando o recebimento de notificações.
Identificamos três principais momentos para o disparo de notificação para os participantes Ticket Sports:
- Informar sobre uma oportunidade de compra;
- Engajar participantes que durante a jornada;
- Informar uma novidade do aplicativo.
Dito isso, aqui vão as boas práticas para a comunicação com o participante.
Segmentação
Todas as ferramentas de push notification permitem a segmentação. Isso torna o envio mais estratégico e não estressa a base inteira de usuários todos os dias.
A que mais usamos aqui no Ticket Sports é a segmentação geográfica, pois os eventos são presenciais e regionais e não há necessidade de falarmos com participantes de locais muito distantes da prova.
Equilíbrio é tudo!
Jornada
Como o nome já diz, a jornada é uma sequência de notificações que guiará os usuários com determinadas notificações.
Por exemplo, é possível falar com o cliente no primeiro momento em que ele baixa o app e engajá-lo durante diversos momentos.
Com automatizações podemos impactar o usuário na hora certa e com a mensagem certa sem que seja necessária uma equipe fazendo isso em tempo real todos os dias.
Lembrando que enviar muitas mensagens nessa jornada pode ser prejudicial, mas o envio de poucas mensagens pode causar um maior distanciamento do usuário, levando ao abandono do app.
Confiança do usuário
Nós estamos fazendo um bom trabalho conquistando usuários e os incentivando a baixar o app.
Baixar o app pode significar que eles estão confiando no nosso trabalho e apostando na tecnologia junto com a gente.
Essa é a hora de valorizar isso!
Olhar com atenção, pensar em um equilíbrio na quantidade de mensagens enviadas e comunicar apenas o essencial é o que buscamos para uma relação saudável.
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