Chargeback: entenda como esta prática pode afetar seu resultado de inscrições
Como assim? O próprio cliente fez a inscrição está falando que não comprou?!
Em muitos casos é isso mesmo. E infelizmente o comércio digital tem que aprender a conviver com estes fraudadores.
Fato é que, de alguma maneira, o cliente convenceu a operadora de que aquela cobrança é indevida, com inúmeras hipóteses de argumentação:
Não reconheço a compra;
Meu cartão foi roubado, ou clonado;
Não quero mais isto que comprei (sim as operadoras podem aceitar até este argumento!);
Em determinados mercados, como de bens de consumo, esta prática é mais recorrente, é um segmento mais visado pelos golpistas. Lembramos que há também o Chargeback legítimo, é uma maneira que o consumidor tem de proteger seus direitos.
No mercado de Eventos Esportivos, os casos mais comuns são de participantes que retiram o kit e, por algum motivo, não conseguem participar do evento. Sendo assim, solicitam o estorno para a operadora do cartão. Caso aceita, esta operação prejudica todo fechamento financeiro do evento, gera prejuízo ao organizador e vai contra o regulamento dos eventos.
Estamos atentos!
O Ticket Agora monitora e busca meios para reverter esse processo. O organizador acaba tendo um papel fundamental para que possamos obter sucesso com esses casos.
Caso o participante solicite o Chargeback para a operadora de cartão antes da realização da prova, ele é excluído da lista de inscritos o que facilita a gestão das inscrições. No pós-evento é mais complicado, e muitas vezes será necessário lidar com algumas perdas.
Especialistas indicam que é “aceitável” uma taxa de Chargeback de até 1% sobre o faturamento.
Lidar com a operação de Chargeback é complicado. O Ticket Agora investe parte do seu tempo e time para resolver essa operação de conciliação, contestação, recuperação e efetivação do estorno.
Se você é parceiro do Ticket Agora e nunca ouviu falar nesse termo, é porque temos uma equipe financeira cuidando de todo esse processo.
Como é a relação com as operadoras de cartão?
Ao perceber que suas vendas começaram a sofrer algum tipo de estorno frequente, superando a taxa de 1% (ou outras metas pré-determinadas), as operadoras de cartão de crédito podem incluir a empresa em um programa de Chargeback.
Esta empresa inicialmente é notificada e, se não corrigir o problema dentro de um período determinado (em torno de três meses), começa a receber multas pesadas das operadoras. E mais! Se o problema continuar, perde-se o direito de receber pagamentos via cartão.
Já pensou o estrago que isso causaria? Não é difícil calcular, considerando que a média das transações realizadas com cartão de crédito no e-commerce é de 75% e que as empresas Visa e MasterCard, juntas, detêm mais de 90% das transações.
Boas práticas: Organizador
Controlar e manter por um período pós-evento, todos os registros dos participantes do evento, como protocolo assinado de retirada de kits, comprovação do tempo de participação e até as fotos do evento que identifiquem os participantes. Todas essas informações podem fazer diferença na hora de se defender contra um Chargeback suspeito.
Ticket Agora aposta na tecnologia contra fraudes
Nos prevenimos contra fraude através de servidores e programas de segurança, tendo hoje uma das plataformas de e-commerce e venda de inscrições mais seguras. Todas as opções são criptografas, registradas e monitoradas constantemente pelo time de tecnologia.
O time financeiro age na negociação para reverter todo o Chargeback, fazendo contato com os clientes e as operadoras de cartão e obtendo assim sucesso na maioria deles.
Estamos antenados para proteger o seu negócio, agindo com transparência e velocidade.