Como a venda de produtos no momento da inscrição pode trazer fonte extra de receita para o seu evento?
A venda de produtos ou serviços durante o processo de inscrição é um modelo que ajuda o organizador a aumentar o seu ticket médio, sendo uma maneira criativa para gerar receitas alternativas importantes para o evento.
Ao se inscrever para correr sua prova, o cliente está empolgado, fazendo planos para o evento, que possivelmente envolvem também uma viagem e outras despesas. Por ele já estar engajado numa jornada de compra, esse é o momento ideal para aproveitar ao máximo sua predisposição para consumir outros produtos ou serviços.
Quanto mais os produtos forem relevantes para a experiência da prova ou, idealmente, forem percebidos como “produtos da prova”, maior será a propensão para a compra.
Mas que tipo de produto pode interessar aos meus participantes?
Um exemplo foi a ação promovida pela Maratona do Rio, maior evento de corridas da América Latina que, em 2019, ofereceu aos corredores uma linha de pulseiras de identificação que levavam a logomarca da prova. Os acessórios foram vendidos tanto online, quanto na Casa da Maratona, com divulgação nas mídias do evento.
O produto em si não foi desenvolvido pela organização da Maratona do Rio, mas por uma empresa parceira, a Self ID – marca que, entre outras atividades, desenvolve pulseiras de identificação para atletas. Se você organiza eventos, desenvolver produtos e serviços acessórios não deve ser o seu foco, e sim a produção da prova e a experiência do participante.
No modelo de parceria com a Maratona, a Self Id customizou o seu produto com a identidade do evento, comissionando a organização da prova com royalties sobre vendas.
“Para nós, foi uma parceria positiva. O produto tem grande apelo ao cliente esportista.” afirma Jomar Júnior, Diretor de Produção da Dreamfactory.
Para 2020, a Maratona do Rio oferece através da parceria com a Self Id, o serviço de gravação a laser de medalhas para os corredores que desejarem ter seus tempos de prova registrados – serviço já oferecido em grandes provas internacionais; e as vendas ocorrerão antecipadamente, já no momento da inscrição da prova.
“Acreditamos que, com as vendas antecipadas, poderemos nos programar com mais antecedência, aumentar as vendas e otimizar a logística durante o evento”, ressalta João Traven, fundador da Spiridon.
E você, já pensou em como aumentar o faturamento do seu evento sem aumentar o valor das suas inscrições?
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