Mix de produtos: Entenda o que é e por que é importante para vender mais inscrições em 2020
Um mix de produtos adequado ao seu evento tem muitos benefícios e contribui diretamente para o sucesso da venda das inscrições. Mas vamos entender primeiro o que é um mix de produtos:
Se você até agora achou que ter um mix de produtos no seu evento é ter apenas duas opções de kit, está enganado, possuir um bom mix de produtos é atender a necessidade de diferentes tipos de clientes.
Seja através de kits, distâncias, serviços durante o evento ou novas modalidades; as opções de inovação são enormes e devem fazer parte dos seus eventos.
Mas porque essa estratégia é importante para o meu evento? Entenda alguns benefícios e como aplicar:
1 – Expansão de mercado:
Oferecendo novos produtos/serviços você pode se tornar um novo entrante em algum mercado que não atua ou até inexplorado, levando para o cenário de eventos esportivos, o que encontramos é a criação de novas distâncias ou diversificação das distância existentes, inserção de novas modalidades, como bike em eventos de corrida de rua ou categorias kids, uma forma de conquistar adultos e o público infantil ao mesmo tempo.
2 – Maior competitividade
Acontecem dezenas de eventos esportivos todos os finais de semana, mas como o meu pode ser diferente?
O mix de produtos nesse caso te ajuda a se diferenciar da concorrência, oferecendo pelo menos três opções de kit, distâncias inovadoras ou novas categorias, com diferentes estratégias de preço, com certeza podem fazer o seu evento ser único para quem já tem costume em participar de eventos tradicionais.
Lance novos produtos/serviços no mesmo evento, antes que a sua concorrência faça.
3 – Menor dependência de um só produto:
Existem vários eventos e kits que chegam a dar prejuízo para o organizador, quando a venda não atinge o volume esperado, ou podem, até se tornar mais baratos na negociação com fornecedores ao atingir grande volume de vendas.
Caso o prejuízo aconteça em um produto/kit específico, isso pode ser diluído com boas vendas de outro tipo de kit oferecido, ou com venda de outros serviços para os seus participantes.
E como definir o mix de produtos ou serviços ideais para o meu evento?
1 – Conheça seu público
Saiba quem são seus participantes e não somente se eles correm 5k ou 10k, mas o que eles usam para correr, como ele chegam no seu evento, com quem eles correm; entender esse comportamento vai te ajudar muito a oferecer melhores produtos/serviços.
Algumas perguntas que podem ajudar:
- Será que o participante realmente precisará desse produto ou serviço novo?
- Ele pagará o preço planejado?
- O diferencial do produto é suficiente para agradar ao mercado?
2 – Observe os seus concorrentes
É importante saber os produtos que os concorrentes do seu evento oferecem, afinal não é inovação se alguém já faz antes do que você.
Se mantenha atualizado, isso vai te ajudar a ter inspirações para melhores ideias e facilita o processo de criação.
3 – Avaliação constante
Mesmo após o lançamento e de algum produto ou serviço novo, avalie os resultados e percepções do mercado, isso vai te ajudar a compreender o que está dando certo e o que precisa de mudanças.
Um produto ou serviço não é algo estável, sem possibilidade de mudança no meio do caminho, caso o resultado não seja o esperado, vale a pena colher os feedbacks e implementar melhorias o quanto antes.
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