O que é UTM e como usá-lo no Ticket Sports

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Muitos organizadores usam estratégias de divulgação nas redes sociais, e-mail marketing ou campanhas pagas no Google.

Para que todas essas ações sejam analisadas com mais precisão, é importante usar o UTM.

Hoje te explicarei o que é e qual a forma mais fácil de utilizá-lo:

O que é UTM

UTM em tradução livre significa Urchin Tracking Module (Módulo de Rastreamento Urchin).

Nada mais é do que um conjunto de parâmetros adicionados após a URL para identificar a fonte exata do tráfego gerado para as páginas internas.

Parece complexo, mas te garanto que aderir essa prática é uma tarefa simples.

Resumindo, as pessoas usam UTM para mensurar campanhas específicas e assim analisar quais são as estratégias mais eficazes para as vendas.

Se você tem um evento com inscrições abertas no Ticket Sports e deseja usar o UTM para começar a rastrear os seus links, basta acrescentar uma pequena “extensão” ao final na URL. Veja:

Vamos supor que o nome do seu evento seja Corrida 5K e no site Ticket Sports o link de vendas dele seja: www.ticketsports.com.br/e/CORRIDA+5K-356251.

Esse será o link que você vai usar para divulgar o seu evento em todos os lugares, certo? Para usar o UTM basta acrescentar os seguintes parâmetros:

  • Origem – usando a origem do tráfego da sua ação. Por exemplo, Origem=instagram ou Origem=e-mail
  • Campanha – usando a campanha específica que você pretende analisar. Por exemplo, Campanha=ticketsports ou Campanha=blackfriday

Usando esses seguintes parâmetros o seu link completo para uma divulgação no Instagram ficaria: www.ticketsports.com.br/e/CORRIDA+5K-356251?origem=instagram&campanha=ticketsports

Perceba que o padrão é sempre: ?origem=instagram&campanha=ticketsports

Como analisar o UTM utilizado?

Dentro do painel Ticket Sports, os organizadores conseguem baixar a listagem de inscritos e analisar as origens e campanhas de onde vieram as conversões.

Dessa forma, todos os parâmetros de trackeamento de campanhas nas redes sociais, Google Ads, e-mails e outros serão enviados para essa planilha e você poderá ter em mãos dados relevantes para a tomada de decisão.

Resumão

Esse assunto pode parecer confuso, eu sei.

Mas vamos retomar aqui alguns pontos:

  • UTM é uma ferramenta utilizada para distinguir links das suas ações de divulgação e rastrear o tráfego da sua página de vendas.
  • O UTM utilizado no Ticket Sports segue sempre esse padrão: ?origem=instagram&campanha=ticketsports
  • Você pode analisar os resultados do trackeamento seguindo esse caminho: Entrar com login e senha no painel Ticket Sports > Escolher o evento > Inscritos > Exportar Lista Geral > Analisar na planilha as colunas Origem e Campanha.

Em caso de dúvidas entre em contato com [email protected]

Sobre o autor

Inscreva-se na nossa newsletter

    Inscreva-se na nossa newsletter

      Participe da nossa comunidade

      Outros conteúdos