Pesquisa: Impacto Covid-19 no mercado esportivo
O mercado de eventos foi profundamente afetado pelo coronavírus.
Com a necessidade de isolamento social, milhares de eventos foram adiados ou cancelados em um impacto sem precedentes na história dessa indústria.
Dentre os diversos segmentos, o de Esportes Participativos foi um dos mais atingidos, desde o cancelamento dos jogos olímpicos em 2020 ao adiamento de provas de corrida, maratonas, ciclismo, triatlo e natação.
Este nicho de mercado, com milhões de participantes no Brasil, tem números expressivos da crise.
Pesquisa mapeia impacto no mercado
Para entender o impacto em detalhes, o Ticket Agora, plataforma especializada em vendas de inscrições para eventos esportivos participativos, conduziu uma pesquisa com 108 empresas organizadoras e analisou dados que comprovam o cenário econômico da crise.
A pesquisa traça um panorama do desafio de sobrevivência de centenas de empresas e milhares de empregos, estimadas perdas de aproximadamente 100 milhões de reais.
Também, calcula-se 1.200 eventos adiados, entre março e julho de 2020.
Destes, são mais de 350 na plataforma Ticket Agora.
Números relevantes para a economia
A pesquisa traz a queda do emprego indireto. Cada evento no Brasil emprega em média 90 pessoas de forma temporária.
Este impacto deve durar, mesmo se eventos voltarem no segundo semestre, segundo 70% dos organizadores que afirmam que o corte de custos é a principal ação para tentar sobreviver à crise.
“Precisamos buscar ações de incentivo e, com responsabilidade, preparar uma volta rápida quando for possível, com protocolos bem definidos e auxílio do poder público” afirma Daniel Krutman, CEO do Ticket Agora.
“Mais de 60% das empresas perderam patrocínios, vão depender ainda mais das inscrições. Não há possibilidade de voltar durante a pandemia, mas precisamos nos unir pela sobrevivência dos produtores”, completa.
O Ticket Agora já mapeou cerca de 4.000 organizadores em todo Brasil.
União e consolidação do segmento
“Nosso papel, como plataforma, é reunir informações e dividir com as empresas impactadas. Essa pesquisa é importante porque ajuda os produtores a entender seu próprio cenário” comenta Samir Ferrari, gerente de marketing e coordenador da pesquisa.
“Mais de 62% das empresas acreditam que o mercado vai encolher. 50% prospectam novas fontes de receita, como as corridas virtuais. A palavra no universo de eventos é uma só: sobrevivência”, acrescenta Samir.
Para acessar o material completo, CLIQUE AQUI
Conheça também a campanha que uniu organizadores de todo Brasil em torno da sobrevivência do mercado de eventos esportivos.