Saiba como o Buzz Marketing pode ajudar no seu evento
Ao pé da letra, buzz significa “burburinho” e pode ser identificado como algo que cria estímulo ou animação. Só falando isso já temos uma boa ideia do que será abordado hoje. O termo pode ser definido como um conjunto de técnicas que vai fazer as pessoas comentarem, darem opiniões e, principalmente, gerar barulho para o seu evento. No final o buzz marketing vai te ajudar a gerar engajamento, e todas essas reações são uma ótima estratégia para o sucesso.
Como usar o buzz como estratégia de divulgação
O intuito é chamar uma atenção positiva, certo? Então você vai precisar que as pessoas discutam e comentem sobre algo seja nas redes sociais ou no boca a boca. O que muitos não sabem é que existe uma ciência que ajuda na geração de assuntos e, se bem feita, é extremamente eficaz para ficar na boca e na cabeça das pessoas. O publicitário Mark Hughes analisou esse assunto e publicou no livro “Buzzmarketing seis pautas que as pessoas gostam de discutir”. São elas:
1) Tabu. As pessoas adoram falar de algo que é proibido ou perigoso e o tabu se encaixa neste quesito.
2) Incomum. Falar de algo que foge do padrão é uma ótima dica para gerar buzz.
3) Extraordinário. O nome já diz, pessoas adoram falar do que é incrível, que enche os olhos.
4) Chocante. Quanto mais chocante mais buzz.
5) Hilário. Quem nunca compartilhou um vídeo engraçado que atire a primeira pedra, pessoas adoram rir e compartilhar o que as fez rir.
6) Segredo. O ser humano é curioso por natureza e por isso fazer as pessoas ficarem curiosas pode ser uma boa estratégia.
Clique e baixe a Pesquisa de Bike, material inédito para todo mercado esportivo
Buzz Marketing nos seus eventos
Depois de saber quais são os principais gatilhos para gerar buzz é hora de aplicar nos seus eventos. Pense em ações que farão as pessoas comentarem e compartilharem, como uma atração surpresa que cause estranhamento e seja chocante, como um kit jamais visto antes.
Não esqueça: as redes sociais estão do seu lado. Um dos segredos é divulgar as suas ações no Facebook ou Instagram e incentivar as pessoas a compartilharem aquilo, o melhor de tudo isso é que ações do tipo são baratas. Por exemplo, você pode deixar em segredo uma atração surpresa e fazer um suspense, ou mostrar algum fato engraçado que tenha acontecido em alguma edição anterior do seu evento.
Um exemplo de buzz foi a série de vídeos dos Jogos Cariocas de Verão, que mesclou o incomum ao extraordinário e foi um verdadeiro viral quando foi lançada: