TS SUMMIT reúne 300 profissionais no Allianz Parque para debater mercado esportivo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Na última terça-feira (16), o Allianz Parque foi palco do TS Summit 2022, realizado pelo Ticket Sports, maior plataforma de inscrições e gestão de eventos esportivos do Brasil. Após três anos, desde sua última edição, o Summit contou com a presença de cerca de 300 participantes, entre organizadores de eventos e profissionais do setor com o objetivo: se conectarem e debaterem o mercado esportivo. 

TS SUMMIT reúne 300 profissionais no Allianz Parque para debater mercado esportivo

“É um momento muito especial para gente da plataforma, para diretoria, para todos os envolvidos. Esse evento representa tudo que a gente gostaria de ter vivido nestes dois anos, que praticamente foram perdidos. Agora que agora que estamos começando a retomar, nada melhor do que reviver um encontro com todos esses organizadores que tanto fomentam o esporte no país”, afirmou Caio Carvalho, Diretor Comercial do Ticket Sports. 

O TS Summit teve início às 9h e seguiu até à noite com uma programação de nove palestras e painéis; ao todo foram 21 pessoas no palco compartilhando suas experiências e opiniões. Os conteúdos do dia foram iniciados pelo CEO do Ticket Sports, Daniel Krutman, que apresentou em sua palestra, Adeus Paradigmas, Como Tudo Mudou em Dois Anos e Para Onde Vamos Agora, dados sobre os impactos trazidos pela pandemia e os desafios que o setor encarou para sobreviver durante as medidas mais rigorosas de controle da Covid-19, que literalmente pararam os eventos pelo país.

TS SUMMIT reúne 300 profissionais no Allianz Parque para debater mercado esportivo

Krutman destacou as inovações tecnológicas que ascenderam neste período, como a utilização do pix, a popularização do Tik Tok e a próprias mudanças no formato de trabalho das empresas. Além destas, o mercado esportivo em si, sofreu alterações significativas: a inflação reduziu a renda média dos participantes de eventos e a composição do público esportivo também já não é mais a mesma, as mulheres que representavam 55% dos participantes em 2020, hoje somam apenas 40%. 

A programação seguiu com a palestra de Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports, que falou sobre Empreendedorismo e as Histórias do Ironman Brasil. Galvão compartilhou as dificuldades de trazer a prova e a desconfiança que encarou no início, já que para muitos era improvável um evento de triathlon no país ter mais de 300 participantes. Ele também ressaltou a importância dos organizadores irem a diferentes eventos para trazerem inovação e oferecerem experiências transformadoras aos participantes em um mercado que é tão competitivo.  

TS SUMMIT reúne 300 profissionais no Allianz Parque para debater mercado esportivo

“Independentemente de ser uma corrida de 5k, 10k, uma meia, maratona, uma ultramaratona, um desafio de ciclismo, uma travessia ou um triathlon, a gente tem que ter em mente que mudamos sim a vida das pessoas. Nós precisamos nos atualizar sempre, ver o que os outros estão fazendo de melhor e o que ainda podemos fazer de melhor, essa é uma troca fundamental para oferecermos experiências” – Galvão no placo do TS Summit. 

Na sequência, o público pode acompanhar dois painéis, Revolução das Bikes com Bruno Prada (L’Étape), Daniel Guth (Aliança Bike) e Rogério Bernardes (CIMTB), que discutiram sobre o novo panorama dos eventos ciclísticos do país; e o segundo painel O Papel do Esporte na Construção de Marcas com Guilherme Accursio (Polar Brasil), Luis Felipe Campos (Loures Consultoria) e Pedro Rego Monteiro (Effect Sport), que conversaram sobre fortalecimento de marcas dentro do esporte e as estratégias utilizadas para isso hoje, tanto no dia a dia, quanto para decidir ou não apoiar um evento. 

“O perfil de público e as oportunidades de contar histórias são os principais pontos para escolhermos um evento para apoiar. A gente aposta muito em influenciadores que compactuam com nossos valores e que tenham o mesmo propósito que a marca. Nós sempre queremos trazer para o nosso time, pessoas que se mantêm ativas e mostram que dá para mudar a vida com o esporte, isso é o que torna uma parceria realmente autêntica”, ressaltou Guilherme Accursio, Head de Marketing e E-Commerce da Polar Brasil.

Após o almoço, foi a vez de um Talk extra sobre os Selos da World Athletics com Thadeus Kassabian, CEO da Yescom Esportes, que explicou sobre os quatro possíveis selos que as provas brasileiras podem almejar e como foi a trajetória da Maratona de São Paulo como a primeira prova no país a conquistar todas as certificações. 

TS SUMMIT reúne 300 profissionais no Allianz Parque para debater mercado esportivo
Thadeus Kassabian – Foto: FOTOP

O evento seguiu com a presença de Fábio Wolff, Diretor da Wolff Sports & Marketing, e Ivan Martinho, CEO da WSL Latam, no palco contando suas experiências como apresentadores do Patrocinei!, primeiro podcast sobre patrocínios do país. Eles trouxeram dicas sobre como os organizadores podem abordar marcas de forma mais assertiva e enfatizaram a importância de alinhar bem o discurso e os objetivos da organização com a marca para fechar parcerias de sucesso.

Na sequência, Marcos Pinheiro, Diretor de Produção da Sportion, e Guilherme Celso, Diretor-executivo da Chelso Sports subiram ao palco para contar a história da criação da ABRACEO (Associação dos Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor) durante a pandemia e o que vêm fazendo para fortalecer e profissionalizar o mercado. Eles lembraram como a primeira edição do TS Summit influenciou na associação dos organizadores e como foi o processo de retorno das corridas de rua após o pico da pandemia. 

“É uma oportunidade incrível participar do Summit e encontrar os amigos organizadores. O PIB da corrida está aqui, não só do estado de São Paulo, mas do Brasil inteiro. Queria agradecer o carinho do Ticket Sports, de promover esse evento, O TS Summit está se tornando muito importante para o nosso setor”, afirmou Guilherme Celso. 

Equipe ABRACEO – Foto: FOTOP

Seguindo a programação, o público pôde acompanhar outros dois painéis: Comunidades, Tecnologia e Eventos Esportivos – o Mundo Híbrido das Experiências a Seu Favor com Rosana Fortes (Strava), Andre Chaco (FOTOP), Camila Bahia (Running Heroes Brasil) e Fernando Patara (Arena Hub), que trouxeram um pouco do que cada empresa tem feito para inovar e que os organizadores podem fazer para estarem mais presentes no dia a dia dos participantes, não apenas nos dias de prova. 

O outro painel teve a participação de Arthur Trauczynski (Global Vita), Bernardo Fonseca (X3M) e Marcos Yano (Vega Sports) falando sobre os Desafios do Crescimento do Negócio: Para Onde Ir nos Próximos Tempos. Eles frisaram a importância dos dados e das empresas investirem em branding e comunicação para se diferenciarem.

 

Para fechar o Summit, antes do Happy Hour, foi a vez de Felipe Pontual, Gerente de Marketing da Asics Brasil, palestrar sobre o Esporte como Essência da Narrativa & Criação de Ídolos. Felipe destacou a importância de começarmos a pensar em iniciativas que valorizem os atletas e sobre como os negócios e eventos podem e devem conversar com causas como inclusão e sustentabilidade. 

Felipe Pontual – Foto: FOTOP

Além de muito conteúdo, o TS Summit representou um marco desta reconstrução do mercado esportivo e serviu como uma oportunidade de reencontros para fortalecer o setor.  

“Esta edição do Summit foi a realização de um sonho. Ter segurado tanto tempo por causa da pandemia só nos deu mais vontade de entregar uma experiência completa e, sinto que conseguimos fazer isso. Ver a conexão entre organizadores e profissionais do mercado é o que nos move e vamos continuar em busca disso; acreditamos que assim estamos ajudando a fortalecer o esporte no Brasil”, afirmou Gabriela Donatello, Gerente de Marketing do Ticket Sports. 

TS SUMMIT reúne 300 profissionais no Allianz Parque para debater mercado esportivo
Equipe Ticket Sports – Foto: FOTOP

O TS Summit 2022 teve Leandro Pricolli como mestre de cerimônia e o Webrun como um dos apoiadores do evento. Os participantes também puderam conferir uma feira de negócios no próprio Allianz com stands da ABRACEO, Aliança Bike, Arena HUB, Chiptiming, Decathlon, FOTOP, Ecco Bags, Chronomax, Protect Group e Omie. 

“Fantástico poder participar deste evento e conhecer com profundidade os desafios e as motivações deste setor. Participei levando a mensagem da Omie, sistema de gestão empresarial, e acredito estarmos alinhados em propósito e engajados no desenvolvimento do ecossistema. Sem dúvida estarei no TS Summit 2023!”, afirmou Ricardo Nishimura – Gestor Omie Unidade Berrini.

Inscreva-se na nossa newsletter

    Inscreva-se na nossa newsletter

      Participe da nossa comunidade

      Outros conteúdos