TS Summit 2022 em primeira pessoa [ + os slides da minha palestra ]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Passando uma semana do TS Summit 2022, compartilho aqui algumas reflexões pessoais sobre o evento.

Muito foi dito sobre a importância de criarmos este espaço de conexões, união e conversas boas. É sempre a prioridade: networking. O conteúdo é uma espécie de espinha dorsal para manter esse ambiente de debates fluindo, e assim temos o evento bem estruturado.

Para nós, a sensação foi de criar um marco na volta do nosso setor e trazer mensagens importantes.

Se você quer ler uma matéria realista e precisa sobre o conteúdo, recomendo essa aqui, do portal Esportividade. Foi na lata.

Nós também fizemos esse resumão do evento, mais sobre as palestras e menos sobre as entrelinhas (o que o Andrei Spinassé do Esportividade conseguiu fazer muito melhor, até por estar de fora).

O summit foi para energizar mas, também, para falar com clareza sobre os problemas do mercado, ainda super informal e com necessidade de pensar grande. Trouxemos a realidade ao palco.

Meu viés

O que eu quis levar ao TS Summit? Quais eram as principais mensagens?

Se você perdeu a primeira palestra do dia, em breve vamos lançar as versões gravadas de todas elas.

Mas eram 3 pontos cruciais no meu discurso:

Em primeiro, apresentar as mudanças de comportamento de consumidor causadas pela pandemia e como estamos trabalhando com uma realidade diferente, acelerada, transformada.

Um exemplo feito na palestra: a migração do fluxo de inscrições para o Mobile – atualmente em 75% – adaptado ao novo modo de relacionar-se com a conveniência do celular.

Outro aspecto é a reorganização de forças do mercado, com organizadores quebrando, outros surgindo, algumas consolidação, fusões e narrativas em transformação.

Foi mais ou menos isso que aconteceu. Agora, temos que lidar com transformações.

A segunda parte, tratou da abertura do setor, com surgimento da ABRACEO, MPW e uma visão muito mais ampla de mundo. Vimos lugares com muito mais força de mobilização, mercados financeiramente relevantes e cultura esportiva.

E, por fim, a principal conclusão: precisamos furar essa bolha.

Não ser mais um assunto de comunidade, ser um assunto de sociedade. Como fazemos para ter uma relevância social proporcional ao que entregamos ao mundo? Quais ideias temos para causar essa transformação?

Mais ainda: quais comportamentos e mentalidade precisamos mudar para ampliar a força do setor?

Compartilho aqui, então, a palestra na íntegra, com as informações e todos os slides (para visualização, não dá para baixar). Muita coisa você não vai conseguir entender sem escutar, mas, em breve teremos em vídeo.

Alguns slides da palestra. Os 76 estão no link acima.

Tem bastante coisa imperdível nas quase 10 horas de conteúdo.

TS Summit 2023

Sim, já podemos adiantar que 2023 terá TS Summit, com alguns ajustes vindos de feedbacks dos participantes – e da nossa própria análise.

Vamos tentar, por exemplo, aumentar um pouco mais o número de expositores e fazer um espaço mais diverso de empresas e trocas. Outra ideia é diminuir um pouco o número de palestras, mantendo um dia de evento. Para quê? Criar mais espaços de networking.

É um dia de rever os amigos, afinal.

Dia de rever grandes amigos!

Sobre os conteúdos, subir ainda mais a régua. Quem sabe com convidados internacionais.

Por fim, a ideia é tentar antecipar ao máximo as inscrições e trazer gente de mais partes do Brasil. Este ano o custo das passagens foi um empecilho para muita gente que fez falta. Mais antecedência, melhor.

Pessoalmente, estou dando uma pausa no assunto nos próximos tempos. Tem muita novidade de produto, ferramentas, interfaces, serviços no radar, esse é o foco à partir de já.

Sobre o autor

Inscreva-se na nossa newsletter

    Inscreva-se na nossa newsletter

      Participe da nossa comunidade

      Outros conteúdos