Um case de sucesso no marketing esportivo

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A NFL (National Football League), liga americana de futebol americano, é uma aula pronta quando se trata de marketing e divulgação.

Além do esporte em si, motivo pelo qual muitos estão acompanhando a liga, eles promovem entretenimento e música.

A liga já é considerada por anos um dos maiores cases de sucesso no marketing esportivo, pois alcançou desde os amantes do esporte até aqueles que só estão ali pelo momento e a incrível experiência que é proporcionada.

Segundo dados do Ibope divulgados pela ESPN, a final da NFL do ano de 2016, mais conhecida como Super Bowl, teve audiência de 62% dos televisores ligados no horário do evento.

Além disso, de acordo com a Forbes, “é o evento mais valioso do mundo devido aos preços das propagandas.

Em 2019, por exemplo, os 30 segundos de comercial no Super Bowl custaram 5,2 milhões de dólares.” São números incríveis como podemos perceber.

E falando em experiência, por que investir nela?

Segundo o site “A mente é maravilhosa”, Thomas Gilovich, professor de psicologia da Universidade Cornell, estudou a fundo sobre o assunto e descobriu que as pessoas se acostumam com os objetos com certa facilidade, ou seja, eles se transformam em algo rotineiro e entediante.

A rotina não nos ajuda a ser feliz. Já com as experiências, acontece exatamente o oposto. 

Quando são significativas, adquirem valor e intensificam ao longo do tempo, sendo capazes de unir as pessoas e trazer o gosto de quero mais.

Mas o que podemos levar de lição de um case como este?

Visto que o Super Bowl tem a duração de apenas um dia, é válido o investimento para esse momento único.

Nesse caso, existe uma maior facilidade de programar ações e experiências que elevem o nível do evento.

Os alugueis, equipes, fornecedores estarão também concentrados em apenas um dia, facilitando assim todo o processo.

Além disso, é necessário saber prender a atenção dos espectadores ou participantes do evento.

E, para isso, nada melhor do que investir em algum tipo de pesquisa.

Ouça os participantes, se comunique com eles e entenda em que momento existe uma maior percepção de uma ação.

Por exemplo, em uma prova de corrida de rua, qual o momento ideal? No início, durante o aquecimento ou após o evento, proporcionando então uma experiência de descontração e relaxamento diferente?

Expandir o público também é uma boa opção.

Ao promover uma experiência, além dos amantes do esporte, outras pessoas também serão impactadas.

Já pensou em colocar um show de alguma banda cover após o evento? Ou então convidar um artista para comparecer ao evento e talvez compartilhar um momento com os que estão presentes?

Sabemos que tudo precisa de um investimento, mas lembre-se, a NFL não se equivocou ao investir em mercados que não estão habituados, isto significa que olharam para novos horizontes e assim não concentraram tamanha experiência em apenas um local.

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