Um novo público, uma nova responsabilidade
Vamos completar quase um ano e meio de pandemia, sem eventos esportivos.
Como a gente sabe que não tem como existir mundo sem os tais, podemos também abrir espaço para falar sobre planos para esta volta. Moderadamente, com responsabilidade.
Outro fato: não vamos encontrar o mundo como ele era antes da pandemia. Um monte de coisas aconteceram. O maior impacto é bem positivo: esporte entrou na vida de muita gente.
Mas isso gera também uma nova responsabilidade para Organizadores de Eventos Esportivos.
Um novo público
Tem muito mais gente nadando, correndo e pedalando (este último nem se fala, crescimento exponencial).
Isso gera um monte de oportunidade, com muita gente nova na base, muitos iniciantes nos eventos.
Durante os últimos 10 anos, não houve uma explosão de finishers. O processo era meio orgânico. Em média, 50% dos participantes de um evento tinha participado também da última edição.
Agora, teremos novatos.
Um ano e meio é um período com potencial de criar um novo mercado consumidor, uma nova onda de interessados. Muitos deles, como sempre, ficam pelo meio do caminho.
Mas muito, vão seguir a jornada e viram novos clientes.
Uma nova responsabilidade
Os primeiros eventos serão cruciais para garantir o ciclo de vida mais extenso desse novo público.
Cheio de oportunidades, sim. Mas com grande responsabilidade.
O novo público está no período de experimentação – então – há uma chance grande que, se ele escolher seus eventos e for bem impactado, o amor a relação de longo prazo vem.
Por outro lado, isso força uma responsabilidade maior na qualidade da entrega – desde o sistema de inscrições, até o pós-evento.
É preciso aproveitar essa oxigenação de pessoas para angariar gente que vai ficar por bastante tempo.
Organizando a bagunça
E o cenário da volta é sim complexo. Temos gente que precisa de um tempo para recuperação de renda, então, ainda que os eventos voltem forte, nem todo mundo vai poder comprar inscrições.
Protocolos “atrapalham” experiência desse novo público, que pode não entender a experiência completa. Mas é um bom teaser.
De fato, há várias reflexões necessárias para planejamento da volta, esta é só uma delas.
Mas, recomendamos: em sua estratégia:
- Tenha novos canais de captação, busque gente que não está na base atual;
- Crie experiência de entrada, com produtos para iniciantes;
- Faça comunicação especifica e inclusiva. Fale sobre evolução e experiência, por exemplo. Mas evitando termos muito técnicos;
Em geral, prepare-se para um novo público. Estas pessoas precisam de acolhimento, dedicação.
E uma boa direção.