Por que você deve se preocupar com a utilização de dados dos atletas?
Todo início de ano, acontece uma migração natural de renovações e novos organizadores no Ticket Sports. Nos primeiros 4 meses de 2022 recebemos mais de 100 novos contratos e em sua maioria com uma pergunta bem recorrente: como a plataforma cuida dos dados pessoais dos atletas cadastrados?
Eu, que navego no ambiente de vendas e marketing, me encontro na maioria do tempo ao lado de quem solicita os dados. E de tanto lidar com estes questionamentos, passei a refletir sobre como podemos entregar mais confiança na coleta desses dados e como isso beneficiaria nossos clientes, participantes e organizadores de eventos?
Recentemente a Adobe publicou um estudo, a 2022 Trust Report, que aborda temas relacionados a dados, consumidor e confiança. A pesquisa foi realizada com quase 6 mil consumidores e mais de 900 líderes na região EMEA e deixou bem evidente que mais de 70% das pessoas ouvidas estão preocupadas com a forma como as empresas utilizam seus dados.
O sentimento da maior parte destes líderes é um fenômeno que está crescendo, onde 69% afirmam que hoje está mais difícil construir e manter a confiança com o consumidor do que há dois anos atrás.
De certa forma, minha experiência com estes novos clientes ilustraram na prática as percepções do cliente consumidor reveladas no estudo.
E o que podemos analisar sobre isso?
Confiança não é negociável
Em cenários incertos e com episódios marcantes de vazamento de dados, como o ocorrido com o facebook em 2018 onde aproximadamente 86 milhões de usuários foram afetados o que fez com que a marca tivesse uma queda de 28% na bolsa de valores de Nasdaq, mais do que nunca, o consumidor, neste caso atletas, podem ficar apreensivos com o mau uso de suas informações.
Como citado no estudo da Adobe, mais de 70% dos consumidores estão preocupados com a forma como as empresas usam seus dados e 67% pretendem parar de comprar de marcas que usam seus dados incorretamente. Usar dados sem permissão, não respeitar as preferências de uso do usuário e/ou violar outras políticas de proteção de dados não são mais práticas toleráveis.
Como resultado de uma crescente falta de transparência e incerteza sobre a real segurança no uso de dados, os atletas tendem a confiar menos nos organizadores, gerando uma quebra de confiança que traz impactos opostos ao que esperamos.
Atletas que confiam em uma marca tendem a se inscrever repetidas vezes, recomendar serviços/produtos para amigos, postar reviews e comentários positivos em redes sociais da organização. Atletas que confiam movimentam e impulsionam o crescimento do evento. Por outro lado, atletas que vivenciam uma quebra de confiança vão embora.
A coleta de dados deve gerar benefícios para o atleta
Quando realizamos pesquisas de mercado, para vocês, organizadores de eventos, percebemos que dos atletas que se recusam a preencher o formulário de pesquisa, são em sua maioria os que possuem menor engajamento com a nossa marca e não estão realmente conectados com o motivo destes estudos ou simplesmente não prestam atenção ao real motivo deste trabalho.
O que precisamos compreender é que devemos olhar para este recolhimento de dados como uma via de mão dupla em que exista um benefício mútuo para as partes: ticketeira, organizador e atleta. Enquanto nós nos beneficiamos com as diversas possibilidades que pesquisas com muitas respostas podem oferecer, o atleta ganha experiências personalizadas e comunicações direcionadas, pois você organizador vai poder utilizar com mais refinamento este dados.
Um exemplo destas pesquisas é a que fazemos anualmente com o Perfil do Atleta onde acionamos toda a nossa base de dados, cerca de 750 mil pessoas, para uma meta de no mínimo 12% de respostas.
Devemos fazer bom uso dos dados
Criar um ecossistema com tratamento mais presente e personalizado para as necessidades dos atletas é peça fundamental para evoluirmos como uma marca de sucesso e dados são complementos para que isso aconteça.
É preciso coletar as informações essenciais e, mais do que isso, saber usá-las de forma eficiente.
A partir de um uso compromissado de dados, é possível:
- Tomar decisões, ser mais assertivo nas estratégias de negócio,
- Criar, direcionar e adaptar serviços de acordo com o que melhor atende às necessidades do atleta,
- Criar campanhas e comunicações conectadas com seu público,
- Entre outros benefícios.
Lembremos que um atleta satisfeito compra mais inscrições, recomenda seus eventos e se torna recorrente.
Criando um ecossistema de confiança
Contudo, é fundamental frisar que a preocupação com a segurança de dados é uma realidade. Então, o caminho para vocês, os organizadores, é realmente adaptar às demandas de segurança da informação, seguindo as orientações das leis de proteção de dados, a LGPD, criando um ambiente de confiança com os atletas.
Além do compromisso para o uso correto de dados pessoais, também é nosso papel como empresa, educar e gerar valor sobre o motivo que estamos coletando esses dados, isso além de transmitir de forma contextualizada como este uso beneficia as pessoas.
Aqui no Ticket Sports o sistema foi completamente adequado à nova Lei de Proteção de Dados em 2018, onde:
- Todas as transações são 100% seguras e criptografadas de ponta a ponta para segurança das informações,
- Atuamos com servidores de dados na nuvem utilizando os serviços e segurança Microsoft Azure,
- Não compartilhamos dados com terceiros,
- Os atletas / usuários precisam aceitar termos de uso dos dados em diversos momentos da navegação do sistema, com ou sem uso comercial:
- Cadastro de novo usuário, atleta;
- Compra de inscrição individual;
- Compra de inscrições realizadas para terceiros;
- Compra de inscrições para grupos e assessorias;
- Termo de compra do site (registrado em cartório): https://www.ticketsports.com.br/TermosCompra
- É possível se descadastrar de e-mails comerciais a qualquer momento, tanto no link do e-mail, quanto na gestão do próprio perfil na plataforma.
Para vocês, organizadores:
- Os contratos e propostas foram adaptados e possuem cláusulas que esclarecem a proteção de dados.
- E tudo está descrito em detalhes em nossa Política de Privacidade: https://www.ticketsports.com.br/PoliticaPrivacidade
Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/adobe-pesquisa-dados/