4 dicas para mensurar os resultados do seu evento

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Mensurar os resultados da divulgação de seu evento é algo essencial e indispensável para acompanhar o impacto dele no meio digital e para isso é fundamental saber como acompanhar o rastreamento dos resultados que foram obtidos em suas campanhas.

Neste artigo separamos algumas dicas que podem contribuir neste processo.

Por meio de ações simples é possível descobrir se a sua estratégia online está, realmente, trazendo o retorno esperado para o seu evento, então vamos lá!

Escolha o objetivo da campanha

Sem uma meta estabelecida não há como analisar e mensurar se os resultados foram positivos ou negativos. Por isso, o primeiro passo é traçar um objetivo.

Um bom exemplo de objetivo a ser alcançado é o aumento no número de visitas à landing page do seu evento e por meio dela acompanhar o funil de conversão.

Para acessar o Funil de Conversão no Ticket Sports é bem simples: entre no seu evento, clique no menu superior DASHBOARD e no item Funil de Conversão.

Para isso, é necessário conhecer sua base de dados, a persona ideal e, assim, definir uma forma de comunicação, criando métodos que ajudem nas metas que foram traçados para a estratégia.

➔ Conheça o seu participante através de questionários personalizados

Se o seu evento tiver um site oficial, tente pensar no que você deseja que seus atletas façam ao acessá-lo, se é baixar um material, se inscrever na newsletter, garantir a inscrição, entre outras opções. Com isso, você já pode elaborar o plano de ação e começar a colocá-lo em prática.

Crie períodos de acompanhamento

Além de definir os objetivos, é muito importante escolher a periodicidade com que os resultados serão monitorados. É fundamental que isso não seja feito de forma aleatória, pois assim você garante uma melhor apuração.

Por isso, converse com a sua equipe para verificar quais datas são mais interessantes para garantir um rastreio de maior público.

De toda forma, para garantir que a sua estratégia traga resultados, é preciso ter compromisso com essa tarefa, sendo assim analise os dados de maneira periódica e consistente, para cumprir com o seu propósito.

A periodicidade vai depender muito dos objetivos que foram traçados no momento inicial. Se a meta for aumentar o acesso à landing page é preciso verificar o volume de visitas todos os dias, sem grandes espaços.

No entanto, se o objetivo definido for aumentar os acessos gerais em seu site oficial, por exemplo, um espaço maior pode ser mais interessante. Ter uma visão macro é sempre importante para garantir que sua estratégia funcione.

As métricas são essenciais

Nem tudo que pode ser mensurado precisa, necessariamente, passar por uma análise mais aprofundada da sua equipe. É essencial que você saiba identificar quais são os pontos que realmente são relevantes para garantir o funcionamento da sua estratégia.

Um organizador de eventos esportivos que avalia métricas irrelevantes para o seu objetivo, acaba perdendo tempo, e o tempo é precioso hoje em dia.

Por isso, é importante analisar os indicadores corretos, pois são eles que vão dizer se o seu plano de ação está obtendo sucesso.
Além disso, é essencial definir quais são os critérios que serão analisados de maneira crítica, para garantir melhores resultados.

Um exemplo disso é que, se para o seu site, descobrir de onde as pessoas vieram é importante, esse é um critério a ser levado em consideração.

A partir disso, você já pode começar a analisar os canais que mais trazem resultados nesse sentido.

De toda forma, as métricas a serem analisadas sempre vão ser aquelas que mais se adequam às necessidades da sua equipe.

Utilize ferramentas para acompanhamento do desempenho

Para todo plano de marketing e suas campanhas é essencial contar com o apoio de plataformas que registrem a capacidade de atuação de seus eventos de maneira geral.

Contar com o apoio destas ferramentas é o básico para garantir uma análise de dados mais concisa.

A capacitação para poder utilizar essas ferramentas é necessária, porém, todas elas são muito simples. Portanto, treinamentos e cursos direcionados são sempre importantes e encontramos diversos deles gratuitamente na internet como:

  • Universidade Rock Content (cursos gratuitos e pagos)
  • RD University (cursos gratuitos e pagos)
    Após uma boa capacitação, algumas das principais ferramentas que vão lhe ajudar
    a acompanhar este desempenho estão integradas ao sistema Ticket Sports, tais como:

Google Analytics
É a ferramenta de monitoramento e análise de sites mais utilizada no mundo. Ela se integra com outros serviços do Google, como Ads e Search Console.

Com ela é possível monitorar o perfil de quem acessa sua landing page ou site oficial, páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades e outros dados.
Para integrar o GTM ou o Pixel do Google no Ticket Sports é bem prático, basta incluir estas duas informações diretamente no painel de controle do organizador Ticket Sports.

Facebook Ads
O Facebook Ads é um recurso que permite criar, customizar e acompanhar anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram.

Com a ferramenta, é possível fazer uma série de personalizações sobre campanhas e, a partir dessas informações, o Facebook Ads exibe os anúncios no feed dos usuários.

Para começar a anunciar no Facebook Ads, primeiro, você precisará integrar o PIXEL no painel do organizador Ticket Sports acessando o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Para isso, você precisará acessar o perfil no Facebook que administra as Fan Pages às quais seu anúncio estará vinculado. Na coluna da esquerda, clique em “Ver mais” e depois em “Gerenciador de Anúncios”.

Quais os benefícios de acompanhar os resultados?

Como já entendemos o processo para rastrear os resultados, já podemos falar sobre os pontos positivos desta prática.

Por meio dela, é possível contar com vários benefícios interessantes, como vantagens de fazer o rastreio e mensurar os
resultados dos seus eventos:
● Reconhecer os pontos positivos: o que ajuda a segmentar suas ações;
● Aumenta a competitividade: com os ajustes corretos, é possível aumentar a sua competitividade contra os seus maiores concorrentes no mercado.
O monitoramento constante de performance é muito benéfico, e fazer o rastreio se torna algo essencial por conta desses e de outros pontos.

Se o seu evento pretende ter sucesso no mercado, essas etapas são essenciais de serem feitas. No mais, esperamos que com boas práticas você tenha sucesso em seus eventos!

No entanto, para que isso aconteça, é preciso contar com uma boa periodicidade de análise, desta forma, você terá resultados atualizados, e mais voltados para a realidade dos seus eventos.

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