5 dicas para turbinar o seu Instagram e vender mais
1 bilhão de usuários ativos por mês: essa é a quantidade de pessoas que usam o Instagram.
É difícil quantificar esse número, né? Só para você ter uma ideia, a população da Terra é de 7, 594 bilhões de habitantes. Desses 7 bilhões, 1 bilhão está conectado através da mesma rede. É muita gente!
Não é a toa que o Instagram é a 5ª rede social mais popular do mundo.
Você pode usar este meio para postar fotos da sua família nas viagens de férias, claro. Mas você também pode usá-lo como parte da sua estratégia para vender mais inscrições.
Hoje eu reuni 5 dicas que aprendi em alguns anos de experiência usando a rede. Quer saber quais são elas? É só continuar aqui 🙂
Saiba os melhores dias e horários
Você já deve ter ouvido falar que existem horários mágicos que ajudam a entregar os seus posts para milhares de pessoas.
Mas vou te contar uma coisa, esses dias e horários padronizados que você vê por aí são uma furada.
Isso porque você precisa conhecer o seu público antes de definir algo. Existem algumas ferramentas que te ajudam com isso.
O próprio Instagram
Dentro do seu Instagram existem dados compilados diariamente como os dias e horários que os seus usuários apresentam mais atividade.
Também é possível analisar dados demográficos e posts que tiveram mais engajamento.
mLabs
Essa é uma ferramenta de gerenciamento de redes como Facebook, Instagram e Linkedin que possibilita programar postagens e analisar seus resultados.
Com essa ferramenta você vai conseguir analisar quais são os seus conteúdos mais relevantes e investir esforços no que realmente importa.
Depois de um tempinho você vai começar a entender dias e horários com pico de audiência para fazer um post de lançamento do seu evento.
Estúdio de Criação do Facebook
Sim, a ferramenta é do Facebook, mas ela tem integração com o Instagram e é muito intuitiva!
Ela funciona bastante como o mLabs, porém é gratuita. Ponto super positivo!
Use ferramentas para design
Você já deve ter se deparado com contas no Instagram que usam layouts padronizados para as postagens.
Fazer isso pode gerar uma impressão mais profissional do seu negócio e também ajudar no engajamento.
Aqui estão algumas dicas básicas para ter um design mais visual:
- Defina fontes e use sempre as mesmas;
- Defina sua paleta de cores (que faça sentido com a identidade da sua empresa ou evento);
- Use o seu logo em todas as publicações;
- Faça posts em datas comemorativas para mesclar com as divulgações dos eventos.
- Tenha frequência.
Com essas dicas básicas você já vai conseguir enxergar um feed organizado, agradável e isso com certeza vai te gerar muito mais engajamento e claro, vendas!
Existe uma ferramenta maravilhosa e com uma versão gratuita e bem completa se você não pode investir em um designer agora. Ela se chama Canva e é super intuitiva, e além de possuir um gama enorme de imagens, fontes e ícones, também entrega templates prontos com os tamanhos necessários para cada publicação.
Entenda o algoritmo
O Instagram, assim como todas as redes sociais, usa alguns algoritmos que o ajudam a entender o que é mais relevante para você. É por isso que você tende a ser impactado por postagens que fazem sentido com os seus gostos.
Os algoritmos do Instagram sofrem alterações com frequência, mas o objetivo é sempre o mesmo: fazer os usuários encontrarem o que eles mais gostam em primeiro lugar.
Uma forma de entender o algoritmo é usando tudo que o Instagram oferece. Por exemplo stories, reels, filtros, gifs, IGTV, lives, destaques, enquetes, caixa de perguntas, bio…
Você precisa explorar a ferramenta e usar as novidades antes de todo mundo.
Depois de explorar todas as função observe quais deram mais resultado. Lembre-se, geralmente o Instagram entrega mais alcance nas novas ferramentas lançadas.
Invista em anúncios pagos
A única forma de permitir clique em postagens do feed é através de anúncios e isso requer investimento.
Além de gerar links, eles também trazem novos seguidores e aumentam a visualização do seu perfil (viu só porque a sua Bio tem que estar impecável?).
Infelizmente sabemos que o alcance orgânico diminui cada vez mais e isso é uma estratégia para fazer as pessoas investirem em anúncios pagos.
A boa notícia é que você pode começar com um investimento baixo e aumentar o orçamento conforme for analisando os resultados.
Interaja com as pessoas
É incrível como responder comentários pode ajudar no seu engajamento.
Estabeleça uma linguagem que combine com o seu público e não tenha medo de falar com ele por lá.
Mas cuidado quando o comentário for uma dúvida ou alguma crítica, em casos assim você pode pedir para ele mandar o problema em uma mensagem privada ou e-mail.