Maratona do Rio: 8 lições para organizadores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Maratona do Rio 2023 foi, de diversas formas, histórica. O maior número de atletas nos 42Km em um evento brasileiro, a repercussão internacional, a excelência de produção. Foi uma honra presenciar de perto o evento.

Nunca vi nada igual em terras nacionais. E poucas vezes no exterior.

Mas não foi apenas pelo céu ridiculamente azul. A Maratona do Rio foi, em 2023, um festival de cores, boas ideias e corredores felizes. Tem alma, tem preocupação durante um ano inteiro, tem mais de 2.000 staffs e vontade de ser grande.

A corrida deixa lições para o mercado. Muito se falou sobre na última semana, aqui ousamos também propor um ângulo de visão mais funcional, de Case de Sucesso para inspirar outros organizadores.

O dueto entre Spiridon e Dream Factory acertou na lata. Por quê(s)?

1 // Foco.

Há muito esforço em torno do evento. Há muito – desculpem o anglicismo – Trade-off.

Quem organiza a Maratona do Rio tem outros eventos relevantes, mas escolheu seu projeto prioritário, não só de trabalho, mas de vida.

Vemos muita empresa de eventos com calendários extensos, muitas preocupações diversas e falta foco para crescer e construir um legado desse tamanho.

2 // Uso da cidade: recursos e espaços.

Cristo Redentor em laranja. Tênis Adidas passeando pelos arcos da lapa. Escolha do local: Marina da Glória.

cristo pintado em laranja para maratona do rio

Não é só estar no Rio de janeiro, é saber usar o Rio de Janeiro.

O envolvimento institucional do poder público, que comprou a ideia da Maratona do Rio e notavelmente ajuda ela a crescer, ao contrário de diversas prefeituras que enxergam suas provas como “problemas a resolver”. O que é inaceitável.

3 // É boa para iniciantes. É boa para experientes.

5km, 10Km, 21Km, 42Km – e ainda é possível fazer as quatro (difícil, mas possível). O festival não é feito para certos corredores, é feito para todos.

Não apenas pelo mix de distâncias, horários de largadas (mesmo que ainda sim, calor!), mas pela história, valorização. Tem espaço para todo mundo.

Você recebe bem iniciantes? E valoriza performance?

4 // Sinalização ostensiva: sinal de acolhimento.

Há sinalização da maratona há Kms de distância do seu epicentro. Tem placa pra caramba, indicando local de retirada de kit, largada, arena.

Você nunca se sente perdido durante a visita.

Ter bastante sinalização – e não estar satisfeito mesmo assim – é A sinalização de que você se importa com as pessoas.

5 // A Maratona do Rio são vários produtos em um.

A organização valoriza os próprios ativos e cria espaços para marcas. As provas 5k e 10k são Raizen (Cosan). 21K, Claro, tem a retirada de kits, a expo, a casa maratona, espaços espalhados pela cidade.

É um formato conhecido, mas bem usado e referência no Brasil. Faz por ai?

6 // Entretenimento combina com esporte.

O palco recebeu artista como Mart’nália e Toni Garrido, além de shows de samba durante os 4 dias.

As ativações eram interativas, e usualmente instagramáveis. Foram distribuídas 30 mil cervejas após cada manhã de corrida.

Os gramados ao redor da Marina da Glória ficaram tomados por gente que aproveitava a grama, sombra e descanso.

É um climax de vida.

7 // Consistência.

Em suas 21 edições, a Maratona do Rio teve altos e baixos. Edições difíceis, com erros estressantes.

Esse ano o evento demonstrou que resistir é preciso.

Nenhum investimento proporciona, por si só, esse nível de entrega. Portanto, não é (só) dinheiro, é valorização do aprendizado dos anos anteriores.

Se você acredita no seu evento, resista.

8 // Respeito à histórias dos atletas.

O evento demonstra apreço pela individualidade. Além de Ticket Sports, de um modo mais institucional, fomos também com Webrun na cobertura do evento.

respeito à história de atletas: assim foi a maratona do rio 2023

A assessoria de imprensa da Maratona do Rio nos enviou uma lista com, basicamente, atletas com histórias. Personagens ícones. Nunca tínhamos visto isso. (Nós cobrimos um pedido de casamento, você pode conferir no instagram da Webrun).

Esse respeito por cada largada e chegada é tangível, perceptível.

Recomendação

Maratona do Rio tem uma missão complicada para 2024, a barra subiu. Tem muita coisa para melhorar, obviamente, mas a organização sabe melhor do que ninguém.

E, esse texto é um elogio. Se continuar nessa toada se consolida não só como maior evento de corrida do Brasil, mas como principal candidata à Major Marathon na América do Sul.

Para organizadores, se puderem, passem lá, corram a Maratona em 2024. A experiência pode inspirar, mostrar horizontes.

Sobre o autor

Inscreva-se na nossa newsletter

    Inscreva-se na nossa newsletter

      Participe da nossa comunidade

      Outros conteúdos