3 dicas matadoras para captar patrocinadores para o seu evento esportivo. Confira!
Se você organiza eventos, sabe a importância de ter patrocinadores/apoiadores, e sabe também a escassez que o mercado vive deste “público”, certo?
Além de ser responsável por boa parte da receita do evento, ter um patrocinador atrelado a sua marca gera credibilidade e boa imagem para os participantes. *Principalmente se for uma marca esportiva.
Por isso nosso time de especialistas separou 3 dicas essenciais para você mandar bem na captação desse tipo de parceiro para o seu evento.
Confira:
1 – Marcas querem mais que impacto, querem experiência
Foi um dos pontos compartilhados pelo Eduardo Oliveira, Gerente de Sports Marketing na Mizuno no T.A. Summit 2019.
É natural que todo organizador de eventos esportivos pense de primeira na captação de marcas esportivas, mas será que é isso que elas querem? A Mizuno, por exemplo, tem um reconhecimento de marca de quase 100% do seu público. O que mudaria para a empresa mais alguns espaços dedicados à marca em algum evento esportivo?
A marca busca por experiências que possam transformar e inovar para seu público. Foi por esse caminho que Bernardo Fonseca – Diretor Geral da X3M conquistou a Mizuno com o projeto da Uphill Marathon.
Então, antes de sentar frente a frente com aquela marca que pode ser sua patrocinadora, planeje a experiência que o seu evento pode gerar para os clientes dela.
*Imagens do Village no L’Étape Brasil 2019, espaço montado para proporcionar experiência única para as marcas, produtos e serviços exclusivos para os participantes.
2 – Tenha certeza que você é a pessoa certa.
Fazer esse tipo de trabalho não é tarefa fácil, para fazer o trabalho comercial é necessário tempo, paciência, resiliência e muita conversa.
Nessa hora é necessário uma reflexão de perfil e processos, você não precisa ser bom em tudo e caso identifique que outra pessoa no seu time tenha mais perfil para essa rotina, delegue.
Alguns organizadores contratam pessoas no mercado somente para fazer esse trabalho comercial e pagam uma comissão no sucesso de cada parceria fechada.
Ter uma pessoa preparada e focada para mapear o mercado de possíveis marcas que podem investir no seu evento, conhecer os clientes, agendar ligações, marcar reuniões, com certeza fará diferença no resultado final.
3 – Você não está sozinho! Analise a concorrência.
Certamente o seu evento é muito importante e tem muitos pontos fortes, mas pare e analise os concorrentes diretos e indiretos que podem oferecer melhores benefícios para os patrocinadores ou apoiadores.
Indiretos – Falamos de eventos que não tem o mesmo posicionamento que o seu ou até mesmo não atuam no mesmo segmento, porém estão atrás dos mesmos patrocinadores que você.
Diretos – Eventos com as mesmas características básicas que o seu, que atuam no mesmo mercado/segmento e que tem tanto potencial quanto o seu evento de conquistar aquele patrocinador.
Mas é só analisar? Não, após ter feito essa análise que é fundamental, vem o segundo e principal passo, a pergunta que só você pode responder é: Qual o diferencial do meu evento em relação aos concorrentes?
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