Percepções sensoriais em eventos esportivos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Você acabou de ler o título aqui em cima e deve estar se perguntando “o que percepções e estímulos sensoriais têm a ver com o meu evento?”. Essa é uma resposta simples: tudo! 

As sensações estão relacionadas com a reação imediata dos receptores sensoriais como olhos, ouvidos, nariz, boca e dedos com os estímulos do meio ambiente como a luz, cor, som, texturas… A percepção disso tudo é como cada pessoa organiza, absorve e então dá significado ao que foi vivido. Calma, eu vou chegar lá! 

Vamos supor que você, organizador de eventos esportivos, realizará uma corrida de rua noturna com atrações musicais e cerveja no final. O seu evento estará cheio de estímulos para os participantes e isso fará com que sua experiência seja incrível, vou explicar porquê.

Percepção

Desde o momento em que o participante chega na arena da prova ele é impactado por diversos estímulos, as cores das camisetas, o som da música, a percepção do espaço… tudo isso é absorvido por ele e contará para a sua experiência.

A qualidade sensorial do seu evento pode desempenhar um papel importante em relação a concorrência. Afinal, um evento pobre em estímulos não oferecerá tanta experiência quanto o seu com música, cerveja e luzes. 

Marketing Sinestésico

Já que estamos falando de sensações, é importante citar um termo que já existe em marketing e que tem tudo a ver, pois explora os sentidos humanos para vender. É o marketing sinestésico.

O seu conceito principal é adotar como estratégia o uso dos 5 sentidos para se diferenciar em relação ao mercado e então entregar uma experiência nova ao consumidor.

Você pode usar a estratégia e brincar com os sentidos para ter um impacto positivo no humor do participante e então impulsionar a venda de inscrições.

Sensações que podem ser exploradas em um evento esportivo:

Tato: os elementos do kit estão relacionados a sensação da textura. A qualidade do tecido da camiseta ou do material da medalha é muito relevante para os participantes.

Audição: músicas estão cada vez mais presentes não só no final dos eventos, mas durante o percurso. A música pode mudar a emoção do participante e deixá-lo mais motivado.

Visão: um dos estímulos mais fáceis para eventos esportivos. Os elementos visuais podem estar presentes durante o percurso, no pórtico, na arena… As cores podem influenciar nas emoções dos participantes e fazer com que se sintam bem em estar participando da sua prova.

Paladar: que tal inovar nos sabores pós prova? Os participantes estão acostumados com as frutas e água, mas a experiência pode ser diferente se o participante for surpreendido com alguma novidade.

Olfato: talvez o sentido mais difícil de ser trabalhado em eventos esportivos, mas já imaginou se os seus participantes cruzassem a linha de chegada e sentissem o cheiro de pipoca ou de algum alimento gostoso? Muitas vezes o cheiro pode ter um impacto mais positivo no nosso humor do que o som.

Agora que você já sabe, é só aplicar!

Você não precisa aplicar todas as mudanças de uma só vez, mas que tal inserir alguns elementos e ver se foi positivo? Faça uma experiência e use o seu participante como cobaia, você é o dono seu produto e por isso inove na forma de entregar a experiência.

Sobre o autor

Inscreva-se na nossa newsletter

    Inscreva-se na nossa newsletter

      Participe da nossa comunidade

      Outros conteúdos